domingo, 25 de março de 2012

Conserto do teclado do TK90X

Só para tranquilizar os caros leitores, o meu TK90X voltou a funcionar depois dos consertos. Tudo começou quando eu abri o bichinho enquanto estava montando uma interface de drive IDS2001ne, e na ocasião a lei de Murphy agiu sem dó.

Uma das coisas que deu pau foi o teclado, pois várias teclas ficaram inoperantes. Neste caso, os culpados mais prováveis são as membranas plásticas sobre as quais estão impressas as trilhas condutoras. Em geral o que se faz é cortar as partes danificadas do plástico, até se atingir uma parte que esteja conduzindo (nessa hora, o multímetro é nosso amigo). 

O bicho pega quando sobra só um toco da membrana, insuficiente para chegar até o conector na placa de circuito impresso do micro. Felizmente no site do Victor Trucco há um tutorial bem didático para este procedimento. Só fiz uma pequena alteração:
Soldei aos conectores umas barras de pinos para circuito impresso, para dar mais firmeza mecânica. O Victor sugere cola quente para esta finalidade, mas para mim estava mais fácil usar as barras que estavam dando sopa na minha bancada. Depois soldei os cabos multi-vias (a multi-ferramenta resolveu aparecer nesta foto também): 
 

O conjunto ficou mecanicamente resistente. Depois foi só cobrir com generosas camadas de fita isolante e soldar ao TK90X:


A foto acima não foi do meu TK90X que fora danificado, mas de um outro, que adquiri mais recentemente. O que importa é que o procedimento foi bem sucedido, pelo menos por enquanto o teclado tem funcionado. Eu sei que as membranas não vão resistir para sempre, um dia terei que lançar mão do TKlado do Victor.

Procedimento alternativo

O Alexandre Souza sugere uma outra forma, explicado detalhadamente no seu site.

2 comentários:

  1. Oi! Legal seu site, heim?

    Olha, isso que voce fez, na minha humilde opiniao, é uma das piores coisas que voce pode fazer ao seu TK. Fica **muito** melhor, voce retirar os soquetes do flat cable da placa, cola-los (!) a tampa do teclado do TK (assim voce vai encaixar o flat-cable do teclado neles, e o flat nunca mais na vida vai se mover, deixe-os esticados!) e dos conectores, puxar fios até a placa do TK. Tipo o que eu fiz aqui ó: http://tabalabs.com.br/tk2k/reparo_teclado/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Alexandre, pela dica. Vivendo e aprendendo, não é mesmo?

      Bom, no momento está funcionando e não tenho intenção de mexer. Mas tenho outro TK, nesse posso experimentar sua sugestão. Aliás, o procedimento está bem explicado no seu site, parabéns.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.