terça-feira, 26 de junho de 2012

JRR 001: disco TRD para Beta 48

Para distribuir em computadores PC arquivos de disco Beta 48 o formato mais comum é o Hobeta. Eu particularmente tenho adotado este formato para distribuir as adaptações que tenho feito. Entretanto para usar efetivamente os arquivos de programas ou dados, faz-se necessário transferi-los para um disco real ou virtual. Neste último, é mais comum utilizar-se o formato TRD que é a imagem binária de um disco Beta. Assim, eu tenho gerado arquivos TRD com um ou mais programas que podem ser transferidos para um disquete para rodar no TK90X real, ou ainda no emulador.

Desta vez coloquei num TRD os seguintes jogos que foram adaptados pelo José Roberto Rodrigues: Black Tiger, Ghouls 'n' Ghosts e Myth: History in the Making.


Todos eles têm em comum o fato de serem multiload, isto é, devido a limitação de RAM do TK90X, as diferentes fases são carregados da fita em etapas. O carregamento de fita é uma operação bastante aborrecida, mas com a interface de drive se torna cômodo. Entretanto praticamente não há jogos que carregam as fases diretamente do disco, o que torna necessário fazer modificações nos programas. José Roberto produziu muitas adaptações em jogos multiloads, que estão disponíveis em seu site.

Aos poucos estou transferindo suas produções em disquetes para poder jogar, e estou disponibilizando para todos. Coloquei um programa que se inicia automaticamente do disco com menu e alguns POKEs para os jogos. O TRD está disponível no Google Drive e no 4 Shared.

PS: para quem quiser saber como criei a figura acima, basta olhar a dica neste link. As telas de jogos foram tomadas do World of Spectrum.

2 comentários:

  1. Até agora eu só usava emulador para matar a saudade, mas dando uma bisbilhotada eu seu blog, me deu uma vontade de abri a caixa do TK e monta-lo de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ciro. Eu recomendo fortemente que faça isso mesmo, ver um TK90X funcionando de verdade é bem diferente do emulador.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.