sábado, 30 de junho de 2012

Stormlord 128 para Beta 48 versão 2

Já fazem dois anos desde que eu adaptei o Stormlord 128 (com som para Explorer) para interface de disco Beta 48, mas quando vasculhei o World of Spectrum, notei que havia uma tela de carregamento que não tinha visto antes. O que eu tinha colocado na adaptação anterior (versão 1) tinha a seguinte tela, com a fadinha curvilínea:


O que constava no World of Spectrum era bem diferente:


A arte é bastante impressionante, conseguindo fazer uso de cores que compensa a notória deficiência do TK90X neste quesito.

Fiquei em dúvida do motivo de não ter visto esta tela antes, mas descobri que ela está contida somente no arquivo TZX do lançamento original da Hewson. Como essa versão tinha a proteção Speedlock 7, acabei usando o TZX do relançamento da Erbe Software para Espanha. Peguei a tela acima do World of Spectrum e coloquei nesta 2ª versão da adaptação para Beta 48.

Outra coisa interessante que notei foi quando tirei os atributos de cores da tela da versão Erbe:


Atrás das cores, havia uma singela homenagem a uma certa Ana. Seria obra de algum programador espanhol apaixonado?

Por fim, coloquei POKE de vidas infinitas em um carregador BASIC do jogo. Eu tentei usar o POKE do The Tipshop mas verifiquei que não funcionava. Olhando a listagem disassembly do jogo:

    56886   LD A,(58626)
    56889   DEC A
    56890   LD (58626),A


o trecho em questão diminui em 1 o valor da variável contida no endereço 58626, presumivelmente o contador de vidas. O POKE 56889,0 mudaria a instrução DEC A para evitar que a operação de subtração ocorra. Como não funcionou, fiquei com a impressão que o programa regenera essa instrução, possivelmente para dificultar o hacking.

Contornei o problema mudando para POKE 56892,0 que afeta a instrução LD (58626),A. O endereço muda para a ROM que logicamente não permite ser alterada e, assim, a vida não é diminuída.

Agora é a hora de baixar os arquivos: pegue-os no Google Drive ou no 4 Shared.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho excelente Flávio, esse jogo eu joguei um pouco na era do MegaDrive, mas a versão do ZX apesar de ter gráficos mais simples, tem uma jogabilidade infinitamente maior!
    A tela original realmente impressiona, mas pessoalmente ainda prefiro a fadinha pelada >:P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha! É verdade, o herói do jogo é meio medonho!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.