domingo, 19 de agosto de 2012

Higher State (3SC)

O demo Higher State, do grupo 3SC, é considerado o melhor "new-school demo" segundo Yerzmyey. Este megademo possui som para PSG AY-3-8912, portanto funciona na interface Explorer


Não sei se é o melhor, mas certamente é um demo com efeitos impressionantes. Dentro das limitações da plataforma, consegue fazer algumas coisas que lembram os demos do Amiga.

Eu estava há tempos ansioso por adaptar este programa, porém encontrei um problema: a 3ª parte não funciona em computadores com interrupções a 60 Hz.  Ela corrompe o vídeo e trava o computador ou causa reset no TK90X. Coisa semelhante ocorre  no jogo Comando Tracer. Digno de nota é que a última versão do SpecEmu consegue simular corretamente este problema.

Fui obrigado então a criar dois carregadores BASIC para o demo, um que carrega todas as partes ("h.state"), mas que não funciona na 3ª parte, e outra ("hstateF") que simplesmente pula a parte problemática. Pena que é uma parte bastante interessante, tem alguns efeitos gráficos sensacionais. Mas nem tudo está perdido, é possível assistir num emulador ou ver no vídeo abaixo:


Para baixar o ZIP com os arquivos Hobeta, acesse Google Drive ou 4 Shared.

Atualização:  versão 2 no Google Drive ou 4 Shared, que funciona com Beta 48 ou 128.

2 comentários:

  1. coloquei uma chavinha para alternar 50/60hz e o demo funcionou perfeitamente!!!
    Clóvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu como valeu a pena botar a chavinha? Experimente o jogo Comando Tracer também (http://cantinhotk90x.blogspot.com/2012/08/problema-com-comando-tracer.html).

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.