Eu adaptei o Auf Wiedersehen Monty da Gremlin Graphics para Beta 48 (e 128 também). Em modo 128K, este jogo tem som para a Explorer.
O carregador BASIC detecta quando há RAM extra, seja no Spectrum 128, ou com a TKMEM-128. A listagem é:
10 POKE 23693,0: BORDER 0: POKE 23624,0: CLEAR 25340
20 LET f$="AWM128_": LET d=15363: IF PEEK d<>195 THEN LET d=15619
30 RANDOMIZE USR d: REM : LOAD f$+"$"CODE
35 RANDOMIZE USR d: REM : LOAD f$+"%"CODE
40 LET b=0: GO SUB 700: POKE 65535,b: LET b=NOT b: GO SUB 700: POKE
65535,b: LET b=NOT b: GO SUB 700: IF PEEK 65535 THEN GO TO 60
50 LET b=6: GO SUB 800: LET b=4: GO SUB 800
60 LET b=0: GO SUB 700
70 CLS : RANDOMIZE USR d: REM : LOAD f$+"#"CODE
80 REM
90 RANDOMIZE USR 16384
700 POKE 23388,16+b: OUT 32765,16+b: RETURN
800 GO SUB 700: RANDOMIZE USR d: REM : LOAD f$+STR$ bCODE
810 RETURN
A linha 40 é a responsável por esta detecção e, em resumo, faz POKEs em determinado endereço alternando entre os bancos de RAM e, em seguida, compara os resultados. A sub-rotina na linha 700 é a responsável por selecionar banco de RAM (0-7) especificada pela variável b.
Para baixar os arquivos Hobeta, acesse Google Drive ou 4 Shared.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.