segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dizzzruptor (HooyProgram, Ethanol Soft Inc e Tygrys)

Dizzzruptor é um novíssimo demo com som para Explorer, que obteve a 1ª colocação na Forever XIII demo party. Para quem não tem um TK90X e não quer rodar no emulador, existe um vídeo com este demo:


Mas na minha opinião o melhor é ver o demo rodando no próprio computador, por isso o adaptei para drive Beta 48/128. Não foi fácil, pois havia pouco espaço de RAM para o carregador BASIC; a solução foi dividir-lo em duas partes e usar todos os truques possíveis para economizar memória.

Quando parecia que tinha resolvido a falta de RAM, ocorreu um travamento na 2ª parte do demo. Depois de investigar, descobri que a causa era a interface Beta 48 interceptar a região da ROM entre 15360-15615. Nesta área normalmente ficam as rotinas em linguagem de máquina que acionam as funções do TR-DOS, porém alguns programas como o Dizzzruptor usam esta área também. Em tais casos, deve-se desativar este modo da interface Beta com a porta 252 (#FC), através do comando BASIC OUT 252,192 (ou OUT 252,BIN 11000000). Entretanto neste modo não há como se acessar os comandos do TR-DOS e assim, quando eles são necessários, usa-se o comando OUT 252,0.

Para baixar os arquivos Hobeta do demo, clique em Google Drive ou 4 Shared.

Atualização: Está disponível uma nova versão deste demo para consertar um bug nesta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.