terça-feira, 15 de outubro de 2013

Psycho Soldier 128

Psycho Soldier é a sequência de Athena. Converti a versão 128K para funcionar no TK90X com TKMEM-128 e interface de disco Beta 48/128.


Inicialmente peguei o arquivo TZX do jogo original no World of Spectrum e fiz a adaptação de forma relativamente fácil. Entretanto percebi depois que existe um bug que impede o jogo de ser completado. Felizmente na versão relançada por Erbe Software este problema foi consertado e pude fazer uma nova adaptação, embora tenha perdido todo o trabalho já feito antes. A propósito, existe um thread no fórum do World of Spectrum que trata dos jogos com bugs críticos.

Uma das coisas que desaponta no Psycho Soldier 128 é o fato de não haver nenhuma melhoria substancial em relação à versão 48, exceto pelo fato de carregar todas as fases de uma vez só. O som faz uso apenas do beeper, não notei nenhum efeito para Explorer, muito menos alguma música. Aliás, nem música beeper tem. Os gráficos, apesar de inteiramente monocromáticos, são bem elaborados e o scrolling horizontal do cenário é surpreendentemente  suave. Uma pena é que a variedade de sprites é pequena, os inimigos praticamente são todos iguais com exceção dos chefes de finais de fase. A jogabilidade é bem boa, achei interessante a ideia de ir progredindo no cenário tendo que negociar os diferentes níveis das plataformas.

Para baixar os arquivos Hobeta, clique neste link. Para outros formatos e documentação, acesse este subdiretório.

Para finalizar,  segue o vídeo do You Tube com o jogo sendo completado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.