terça-feira, 22 de abril de 2014

FZX Editor

Esqueci de mencionar o FZX Editor, programa que usei para fazer as versões Latin-1 das fontes Sinclair e Dutch.


Do mesmo autor do ZX-Paintbrush, este é um programa para Windows destinado a editar fontes especificamente no padrão FZX. Usuários do Linux e outros sistemas operacionais podem usar o Wine para conseguir rodá-lo.

Com FZX Editor torna-se bastante cômodo modificar ou criar uma fonte. Por exemplo, pode-se copiar uma letra e adicionar acentos ou cedilha. Todos os parâmetros importantes do FZX estão visíveis e pode ser facilmente alterados. Há ferramentas para desenho, espelhamento e para transformar a fonte em estilo negrito  (bold) ou itálico.

Para baixar o utilitário, acesse este link e, no quadro da esquerda, clique em Small projects.

4 comentários:

  1. Voce chegou a ver aquelas fotos que te mandei ? Com as fontes modificadas na ROM do TK90X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente dei uma olhada nas fontes modificadas, gostei bastante do que está no arquivo TK90X3, ficam bem legíveis. Uma sugestão é criar em format FZX com o editor mencionado.

      Excluir
  2. Certo!!! Mas como embutir uma fonte FZX no codigo da ROM??? Esses que te mandei,foram modificados por mim,usando um editor hexadecimal do Windows.

    Na verdade,eu analisei uma outra rom de Spectrum de algum outro entusiasta (que nao me lembro o nome),descobri o codigo da fonte e fiz um copy,e um paste para o arquivo rom do Tk90X,e o resultado foi esse que vc viu!!!!! Nao foi tao dificil assim. :-)

    ResponderExcluir
  3. Ah! Esqueci de dizer!! Com a fonte da ROM alterada,alguns jogos sofrem modificações nas suas fontes tambem!!! Zynaps,Impossible Mission,Ant Attack,Bruce Lee,Deactivators e outros!! Bem no estilo do C64. :-)

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.