quinta-feira, 12 de junho de 2014

Editando telas no ZX Paintbrush (parte 2)

Nesta segunda parte (parte 1 neste link) abordarei sobre os desenhos compostos apenas por atributos de cores. Em postagem anterior usei um método manual, mas desta vez tive a ajuda do aplicativo ZX Paintbrush.


O Fuleco que aparece no demo é composto basicamente dos atributos de cores, por isso sua resolução é baixa. Por outro lado, pode facilmente ser sobreposto ao desenho de alta resolução que rola pela tela do TK90X. A ferramenta de atributos permite que cada célula da figura possa ter definido os valores de paper, ink, bright e flash. Não fica claro na figura acima, mas o contorno do Fuleco está com o flash ativado (no demo, sinaliza as células transparentes).

A edição fica ainda mais fácil acionando a exibição do quadriculado ao redor das células de caracteres.


Depois de tudo finalizado, basta exportar em formato .asm (código assembly). Como o que importa são os dados de atributos, toda a parte de pixels de alta resolução pode ser apagado com um editor de textos.

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