quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pouët e Demozoo

World of Spectrum é a referência de informações sobre softwares desta linha de computadores, exceto quando se trata de demos. Neste caso, o recomendável é procurar no Pouët ou Demozoo (ZXdemo).



O Pouët.net é um portal de demos para várias linhas de computadores. O seu conteúdo é massivo, contando no momento com mais de 62000 produções. Possui vários recursos,  como de pesquisar as produções pelo nome, grupo, party e outros atributos. Na página sobre uma dada produção, oferece várias informações (autor, grupo, plataforma, data de lançamento, detalhes sobre party/compo), apresenta uma  tela (screenshot) e mostra links para download e, quando disponível, para outros sites como YouTube e Demozoo. Também permite o usuário votar e comentar as produções.

Seu visual é bastante caprichado, com uma marca distintiva: o logotipo é diferente cada vez que se carrega uma página. São centenas ou mais logotipos que são feitos voluntariamente pelos usuários, como o da figura de disquetes acima. O fato é que raramento tenho visto um mesmo logo novamente.

O Demozoo tem uma proposta parecida, trazendo fichas com várias informações dos demos e referências cruzadas. Mas além dos demos, há informações sobre gráficos e músicas; em alguns dos demos, há até uma lista das músicas que são tocadas neles (tracklist). O engine de pesquisa é menos restritivo que do Pouët.net e pode produzir uma saída bastante extensa, porém completa. O visual é mais sóbrio, porém bastante funcional.

O zxdemo.org, depois de um hiato de anos sem atualizações, passou a ser a interface de demos do ZX Spectrum para o Demozoo. Sendo assim, os bancos de dados de ambos foram unificados.

De certa forma os dois portais possuem objetivos comuns, porém não são a mesma coisa. O Demozoo permite uma liberdade maior para um usuário alterar o conteúdo do banco de dados. O Pouët.net, por sua vez, é mais burocrático pois muita das alterações tem que passar por aprovação. Tentei adicionar mais mirrors para baixar certos demos, mas foram todos negados. Entendo que haja uma razão para tais recusas, mas é frustrante saber que certas informações acabam ficando de fora.

Por fim, se quiserem saber mais sobre as produções do TK90X Fan, cliquem neste e neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.