quinta-feira, 12 de março de 2015

BBC voltará a fazer computador para escola

Vi no Slashdot notícia que cita a BBC News: a BBC voltará a fazer computador como fez nos anos 1980.

BBC Micro. Fonte: Wikipédia
Naquela época foi produzida pela Acorn o BBC Micro com ênfase na educação; desta vez, será produzida um milhão de máquinas (Micro Bits) que cabem na palma da mão, as quais serão distribuídas para crianças de 11 anos de idade. Com esta iniciativa, o projeto "Make it Digital" pretende atrair os jovens britânicos para o mundo da informática e programação, atividade que carece de novos profissionais no país.

Protótipo do Micro Bit. Fonte: BBC News.

A BBC não vê o Micro Bits como rival do Raspberry Pi, Arduíno ou outros dispositivos semelhantes; ao contrário, seu plano é que estas máquinas simples incentivem os jovens para buscarem sistemas mais complexos.  Parece que a instituição quer evitar a gafe cometida no passado com o BBC Micro que, na época de seu lançamento, comprou a ira da Sinclair Research ao estar competindo com o ZX Spectrum. Ao contrário, está tendo ajuda da Fundação Raspberry Pi para desenvolver recursos de aprendizagem em programação para o dispositivo. O Micro Bits conta com vários LEDs que poderão ser programados pelo usuário para gerar textos ou criar jogos básicos.

A previsão de lançamento é para setembro e pretende-se montar e distribuir um milhão de unidades e, uma vez finalizado, não serão mais construídas outras. A ideia é de incentivar e chamar a atenção para aprendizado de sistemas digitais, porém uma vez cumprida esta missão, caberá ao mercado dar o prosseguimento.

Quem sabe daqui a algumas décadas esses pequenos sistemas não fiquem em museus ou em mãos de colecionadores e aficionados, como ocorreu com o BBC Micro e outros computadores clássicos?

4 comentários:

  1. Depois do lançamento do novo Commodore 64 e do Zx Spectrum Vega,nao duvido de mais nada! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vamos ver o que vai sair disso tudo.

      Excluir
  2. "Parece que a instituição quer evitar a gafe cometida no passado com o BBC Micro que, na época de seu lançamento, comprou a ira da Sinclair Research ao estar competindo com o ZX Spectrum."

    Gafe? Desde quando isso é gafe? Qual o problema do BBC Micro (ou até deste SBC novo) ser competidor de outro produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que a intenção da BBC não era competir, mas impulsionar o interesse da população nos computadores. Pelo que entendi do artigo, nunca foi o objetivo da BBC virar uma empresa do ramo. Sendo assim, o que acho bacana, a instituição não quer repetir os erros daquela época e tenta estabelecer diálogos e parcerias.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.