segunda-feira, 27 de abril de 2015

Explorer IV

Este é um dos periféricos que vieram com o TK90X/ZX81.


Dentro da caixinha vem numa placa azul, como é a marca registrada do Victor Trucco.


Uma coisa boa é a presença do conector, diferente da minha "Explorer I" antiga. Se bem que não faz muita diferença no momento para mim, pois estou usando a Motherboard para conectar os periféricos. Pode-se ver na figura abaixo o conector para a expansão a ser ligado no TK90X. O periférico fica em posição vertical que ocupa menos espaço da mesa.


Fiz um teste com a Explorer IV e notei que, ligada a uma caixinha de som de PC com alimentação USB, produziu um volume bem mais alto do que a "Explorer I". Provavelmente devido à saída ser com amplificador de áudio LM386 ao invés do fraco amplificador operacional 741. Músicas digitalizadas que eram praticamente inaudíveis na interface antiga tornaram-se bem intensas na minha nova aquisição. No Inner Space 5, todas as músicas ficaram excelentes.


Nas partes de áudio digital do MQM 5 também pude ouvir todas as músicas que ficaram perfeitas.

Entretanto a Explorer IV tem o bug da porta 65533, pois o som fica praticamente inaudível no Alien Demo. Preciso fazer o reparo do bug , mas não sei quando conseguirei.

Um comentário:

  1. Parabens prof. Flavio, esta interface feita pelo victor e muito bonita e tem qualidade profissional. O bug existente é detalhe e graças a voce e amigos foi solucionado o bug. para mim, foi muito divertido ajudar nos testes para solucao deste bug. abraço
    Wesley

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.