terça-feira, 28 de julho de 2015

Troca de capacitores eletrolíticos do TK90X-04

Uma das primeiras providências a ser tomada em equipamentos antigos é a troca dos capacitores eletrolíticos, o que eu fiz agora no TK90X-04.


Tais componentes, especialmente os antigos, têm vida útil curta e certamente os capacitores originais hoje já estão com seu funcionamento comprometido. Os que removi do TK90X-04 são apenas seis eletrolíticos, cuja foto está acima e foram produzidos em 1985; 30 anos depois, foram aposentados. Sua localização na placa encontra-se na foto seguinte.


Um deles não aparece porque está dentro da blindagem do modulador RF. Para se ter acesso a ele, é necessário remover a tampa da caixa metálica. Na próxima foto, os capacitores eletrolíticos estão todos substituídos.


Nestas três décadas houve progresso na produção de tais componentes, como se vê na diminuição de suas dimensões. Embora sejam pouco numerosas e suas funções não sejam críticas, a sua substituição por componentes modernos é fortemente recomendada, pois certamente irá aumentar a vida útil do TK90X.

Mas antes de prosseguir, deixo claro que este procedimento deve ser feito por quem já tem experiência em soldagem/dessoldagem de componentes. Se o leitor nunca fez tais operações, evite fazer sua estreia numa placa tão delicada. Estou somente disponibilizando as informações, mas não dou garantia nenhuma. Não deixe de ler estas advertências.

Pelo menos um dos capacitores tem que ser obrigatoriamente substituído por causa de um erro da Microdigital.


O capacitor C1 vem ligado com a polaridade invertida de fábrica. Capacitores eletrolíticos são componentes polarizados cujo dielétrico (isolante) é uma fina camada de óxido sobre o alumínio. Se for aplicada uma tensão negativa esta camada é reduzida para alumínio metálico que, nos piores casos, poderá criar um curto-circuito com consequências destrutivas. Eu não vi nenhum C1 explodido nos TKs, talvez pela baixa tensão aplicada (5 V) ou os componentes empregados pela Microdigital eram resistentes. Escrevi mais detalhes neste artigo.

Na foto abaixo, C1 foi substituído com a polaridade inversa em relação à marcação silk-screen da placa (o polo negativo está para cima).


Esta placa ainda não está funcionando ainda, mas não será por causa dos capacitores eletrolíticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.