quinta-feira, 16 de junho de 2016

Fuse 1.2.0

Sem grandes alardes, foi lançada a mais nova versão do emulador de computadores da linha ZX Spectrum, o Fuse 1.2.0.


Depois de 5 dias na versão instável (Sid) do Debian GNU/Linux, a versão 1.2.0 está disponível na versão testing (Stretch). De um modo geral funciona bem e o aspecto visual não mudou muito, mas há algumas características novas, por exemplo emulação de hardwares como Currah µSource e  Didaktik 80/40. Outra novidade curiosa é o suporte para capturar saída de comandos BASIC para vídeo em formato SVG, um formato gráfico vetorial. Testei com instruções CIRCLE e o arquivo de saída de fato tinha vários círculos desenhados com segmentos de reta.

Uma parte das melhorias encontram-se no debugger e algumas foram sugestões minhas. Por exemplo, agora é possível atribuir valores para os registradores I e R através do comano set. A adição de mais variáveis no debugger foi parcialmente atendida e ainda continua o desenvolvimento. O que mais me alegrou foi ver meu nick (TK90X Fan) sendo citado no último changelog, a respeito de um erro no manual corrigido agora.

Bom ver que o Fuse vem sendo desenvolvido e tem se tornado cada vez melhor. Este emulador e o SpecEmu com Wine tem sido os programas com que tenho trabalhado mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.