quinta-feira, 7 de julho de 2016

Treta no World of Spectrum e o futuro do site

O World of Spectrum tem sido maior repositório de informações e arquivos relacionados à linha ZX Spectrum, porém tem vivido uma crise sem precedentes.


Eu não vinha acompanhando os fatos, portanto o que se segue aqui é uma percepção pessoal minha, com base no que vi nas listas de discussões, fóruns e outros recursos na Internet. Peço ao caro leitor que não considere isto como um levantamento histórico, pois certamente deve ter enganos e omissões. Como as discussões tornaram-se acirradas e tóxicas, não citarei nomes de pessoas aqui.

O WOS foi criado e era mantido por uma pessoa só que, por razões pessoais, resolveu deixá-lo para outra pessoa. O novo proprietário tinha críticas sobre a implementação do portal e anunciou estar criando um novo, para substituí-lo; enquanto isto, o repositório legado ficou intocado, sem atualizações e manutenções. Para ser justo, deve-se mencionar que nem tudo esteve parado, o fórum de discussões teve seu visual renovado e tem estado ativo. Entretanto depois de quase dois anos no mesmo estado, houve uma pane no servidor que acabou caindo. Não foi possível fazer um reparo completo no repositório, resultado em perdas de dados e muitos links quebrados.

Com o repositório em estado dormente, naturalmente foram surgindo insatisfações e críticas. Imagino que, com o crash do servidor, as discussões devem ter se acirrado (embora eu não tenha testemunhado isso). Só recentemente fui ver as o que aconteceu nas listas e fóruns e, pelo que pude perceber, há uma cisão entre aqueles que criticam duramente a atual administração do WOS e, do outro lado, o administrador e os que defendem seu trabalho. As relações têm piorado entre as partes, havendo conflitos fora do WOS nas redes sociais e contaminando até a Wikipédia. Pelos tons dos discursos que tenho lido, não parece haver disposição nenhuma para conciliação, muito pelo contrário, tenho visto muitas desqualificações pessoais. A tensão chegou num ponto que o atual proprietário declarou que irá dar suporte ao site e fórum por apenas mais oito semanas, após qual irá passar o posto para algum eventual interessado.

Eu realmente não sei como este trama irá se concluir, se é que haverá algum desfecho. Creio que o WOS em si não irá desaparecer; mas acho que a cisão permanecerá e a comunidade não voltará a ser a mesma. Como futurologia costuma ser inútil, o tempo ditará o que deve ser e será.

Enquanto isso, aqui no Brasil...

Houve uma pequena, mas interessante repercussão aqui na comunidade brasileira de retrocomputação. Na perspectiva de um eventual fim do WOS, algumas pessoas sugeriram fazermos um site deste tipo aqui no Brasil. Eu não sei se será necessário tentar substituir o WOS, nem sei se é viável, mas seria uma oportunidade para pensarmos em criar repositórios em língua portuguesa de materiais para ZX Spectrum e os clones brasileiros TK90X e TK95.

A grosso modo, podemos dividir o WOS em três partes: banco de dados sobre os títulos (software, hardware, figuras, fotos, manuais e publicações), repositórios de arquivos e fórum de discussão. O fórum não seria preocupação nossa, pois já temos nossas listas de discussões e comunidades on-line em língua portuguesa.

O TK-Wiki poderia ser o nosso banco de dados sobre os títulos publicados. No momento há pouca coisa além dos hardwares nacionais. Nada impede porém que sejam incluídas informações de programas, quer sejam jogos, aplicativos ou utilitários. Uma das coisas que é impossível de se publicar no WOS são os jogos pirateados adaptados pelas piratohouses softhouses brasileiras; se quisermos, poderíamos publicar tais títulos na forma de artigos ou tópicos dentre de um artigo. Independente das questões éticas e legais, a verdade é que estes produtos foram comercializados na época e acredito que sua história deva ser preservada.

Já existem repositórios de arquivos de programas como o Planet Emulation que, além de serem bastante completos, incluem programas que não podem fazer parte do WOS por não serem autorizados. Além do mais, grande número de entusiastas brasileiros já possuem sua própria coleção de software para TK90X. Também é possível lançar mão do mirror do WOS em https://wos.meulie.net/pub/sinclair/. Sendo assim, pelo menos em se tratando de títulos mais antigos, não há tanta necessidade de se criar um repositório. O problema está nas produções recentes, que não tem sido acolhidas no WOS pela falta de atualizações. Nestes casos, seria interessante ter um repositório próprio.

Por fim, um grande problema do WOS refere-se ao repositório de scans de livros e revistas, que estão praticamente inacessíveis (mas disponíveis no mirror). Felizmente existe o Datacassete que tem preservado as publicações brasileiras, quem sabe se não poderia abrigar algumas publicações estrangeiras também.

5 comentários:

  1. Se precisar baixar as publicações estrangeiras do Spectrum e outros micros classicos,de uma olhada no site abaixo.

    https://archive.org/details/computermagazines?&and[]=Your%20Sinclair

    ResponderExcluir
  2. Como sou novato aqui, poderia informar quais listas de discussão nacionais estão disponíveis? Grato

    ResponderExcluir
  3. Também fico chateado com o que está ocorrendo no WOS, um site que acompanho desde o início praticamente. Fiquei boquiaberto com a saída súbita do administrador deixando o site e a comunidade com um sistema de atualização tão personalizado que só ele dominava. Ainda bem que existem esses mirrors, mas a "magia" do site e suas tantas facilidades reunidas num lugar só infelizmente se perderam. Torço para reerguerem ele e acho ótima a idéia de um site brasileiro com as produções (e adaptações) brasileiras. Poderia incluir também os programas e jogos do TK83/85.

    ResponderExcluir
  4. TRISTE, MAS SE TEMOS PESSOAL AQUI NO BRASIL É QUESTÃO DE VER COMO SE FAZ PARA SE HOSPEDAR UM WOS NACIONAL.

    ResponderExcluir
  5. XRacer, eu acho que o problema não foi o site ter sido escrito à unha por seu criador - até porque o cara não reinventou a roda, só fez o que todo sysadmon da década de 90 fazia : automatizou tudo em Perl (se não me engano) e BASH.

    O problema que eu vejo nesta crise foi o site ter caído na mão da "geração millenial" que simplesmente faz beiçinho para a forma com que se faziam as coisas no passado.

    Concordando ou não com os rumos que o atual mantenedor desejava* , o fato é que ele simplesmente deixou o site à míngua enquanto reimplementava tudo do jeito dele (levou só 2 anos e meio, e ainda falta 10% de acordo com o cara) e, bom, deixou o WoS abandonado sem segurança nenhuma - e então um crash de servidor derrubou tudo. E não, o cara não tinha backup do servidor, teve que sair correndo para reconstruir a partir de mirrors.

    Foi _ISTO_ que causou a queda do WoS: falta de backup por negligência do mantenedor, e não a personalização feita pelo anterior (que, de novo, não fazia algo tããão diferente assim do que hoje se faz com o Jeckyl, por exemplo). Lógico que devia ser _UM SACO_ ter que aprender aquilo tudo para gerenciar a bagaça, mas me parece que era algo que o novo mantenedor devia ter se dado ao trabalho de estudar (enquanto fazia backups) - havia muito o que se aprender ali, só o sistema de controle de quotas de FTP do van der Heide valeria um mestrado. ;-)


    * Sobre o "estilo" de se tocar o site, eu devo dizer que concordo com o antigo mantenedor: "keep it simple, Stupid". Socar milhares de scripts em PHP, normalmente usando um Apache debaixo de Control Panel na maioria das vezes na configuração padrão (insegura!), e ainda depender de um MySql para fornecer o conteúdo para ser renderizado on-the-fly... É muito sistema sujeito à falhas empilhado, e a prova disso é que vários dos sites baseados em Wordpress da década passada simplesmente não existem mais ou estão no chão (vá confiar em atualização automática dos outros, vá).

    Quantas vezes o WoS caiu por deface, invasão ou injeção de malware? Que eu me lembre, nenhuma. E o motivo foi exatamente esse: um gerenciamento clássico de um servidor com um mínimo de exposição à falhas.

    Hoje, existem formas mais modernas de se fazer a mesma coisa, decerto. Mas nem por isso as formas clássicas estavam (ou se tornaram) erradas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.