segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Piscador infinito depois de um ano

Em 25/08/2015 prometi mostrar o estado do piscador infinito baseado no circuito integrado LM3909. Acabei atrasando um pouco, mas aqui está ele.


Como dá para se ver, continua piscando, mesmo com a tensão da pilha ter baixado para 1,13 V (iniciei a experiência com mais de 1,3 V). Já vi este circuito funcionando com alimentação abaixo de 0,9 V, então acredito que vá tranquilamente virar o ano piscando.


Como se pode perceber no vídeo acima, se comparar com o de 1 ano atrás, a frequência das piscadas diminuiu levemente (fato esperado, pela queda da tensão da pilha).

Eu tenho ainda mais duas unidades do LM3909 (se não me engano). Preciso botá-los para funcionar.

2 comentários:

  1. Vi um esquema desse na antiga revista Divirta-se com a Eletrônica nos anos 80.
    Bons tempos.

    ResponderExcluir
  2. Acho legal estes piscas. Queria achar um com baixo consumo que usasse ldr para piscar somente à noite. Tenho um montado dentro de uma caixa de sensor de segurança mas duas AA recarregáveis duram apenas três meses. Abraço. Jeffo Moreira.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.