sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Oldplayers entrevista Newton C Braga

Newton C. Braga é um dos nomes icônicos para os hobbystas de eletrônica no Brasil.

Oldplayers conseguiu a façanha de entrevistar esse grande ícone vivo ontem (link para a entrevista no YouTube). Para mim, Newton C. Braga era um enigmático nome que assinava um grande número de artigos da revista Saber Eletrônica; depois de assistir à entrevista, o nome ganhou um rosto. Um simpático senhor de 74 anos, bastante falador e disposto a compartilhar a sua vivência. Ele começou cedo, aos 11 anos de idade já mexia com eletrônica, fez uma carreira de extensos feitos e até hoje continua, mantendo o seu site

Sendo Oldplayers um blog mais focado em jogos digitais, Newton contou sobre um dos primeiros videogame do Brasil, publicado na revista Saber Eletrônica e vendido na forma de kit pela Superkit. Uma coisa interessante é que toda as funções principais do equipamento é feito por um circuito integrado específico, produzido pela General Instruments. Como é um componente muito delicado e nem todo hobbysta teria habilidade para soldá-lo na placa de circuito impresso, o CI vinha já soldado na placa.

Newton fez uma interessante síntese histórica desde o já citado tv-jogo até os jogos modernos. Basicamente a concepção já existia há tempos, mas com a integração maior e aumento da memória e processamento, os jogos são o que são hoje. Não ficou só nisso; demonstrando estar antenado nas tendências de fronteira, o entrevistado arriscou uma previsão quando os computadores quânticos estiverem disponíveis, os entrelaçamentos quânticos entre os jogadores e o cenário poderiam criar um novo patamar de interatividade e imersão. Sensacional!

Infelizmente o tempo era curto, a entrevista tinha um teto de 1 hora de duração e passou voando. A entrevista se encerrou, mas ficou o convite para os que querem saber mais a visitar o site do Instituto Newton C. Braga, onde há artigos novos, mas também um número enorme de artigos do passado. O interessante é que não é só uma cópia simples dos antigos textos, há notas atualizando e até adaptando aos dias atuais. Newton confessou ter 40 mil artigos previstos para serem publicados, mas em ritmo lento, para não confundir o mecanismo de busca do Google. Fica o meu agradecimento ao meu amigo BrancoRP2000, a pessoa por trás do Oldplayers.

2 comentários:

  1. Nossa, seu relato ficou fantástico! Valeu Flávio!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau, incrivel mesmo essa entrevista, obrigado por divulgar ! Continue atualizando o Blog, nunca nos cansamos de nosso amado TK90X, a retrocomputacao continua sempre ativa e fascinante !

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.