segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Super Clube Usuários do Spectrum

Os usuários dos micros clássicos  faziam muitos contatos entre si, pois era difícil ter acesso a programas e informações de forma solitária. A partir dessa demanda, começaram a surgir por todo país os clubes de usuários.

Muitos desses clubes visavam apenas a troca de programas, era comum enviarmos e recebermos fitas cassetes através dos Correios. Porém o Super Clube Usuários do Spectrum (SCUS) se destacava dos demais, pois tinha como principal interesse a divulgação e troca de informações sobre o TK90X, TK95 e ZX Spectrum. O SCUS foi criado na época em que a linha estava em declínio, mas mesmo assim conseguiu sobreviver por quase 2 anos.

A sua principal produção foram os boletins mensais com rico conteúdo: cursos de assembly Z80 e de BASIC avançado,dicas de jogos, programação em geral, hardware, periféricos e vários outros assuntos. Fui autor de vários desses artigos e, por um curto período de tempo, até acabei assumindo a função de administrador do SCUS. Foi uma surpresa quando de repente recebi uma correspondência repassando-me todo o material do clube, porque o administrador anterior queria abandonar seu posto por motivos pessoais (se não me falha a memória, ele iria estudar para o vestibular). Felizmente consegui passar logo o encargo para outra pessoa.

O tempo passou e os materiais do clube ficaram arquivados e esquecidos. Bem mais tarde resolvi criar o meu site Cantinho do TK90X,  lembrei-me então do SCUS e resolvi preservar todo o material de meu posse. Apesar do Cantinho ainda não estar totalmente refeito da mudança de provedor, boa parte do material já se encontra disponível neste link, mas acredito que não levará muito tempo até concluir a migração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.