sábado, 17 de março de 2012

Saída A/V para TK90X

Acredito que uma das modificações mais importantes para os atuais usuários do TK90X é a implementação de uma saída de áudio e de vídeo (A/V) pois, nas televisões mais modernas, a saída via RF não dá muito certo. E olhe que nem estou falando de uma TV LCD, LED ou plasma, a do meu TK90X é uma de CRT 14 polegadas da Philco.

A primeira implementação de A/V que fiz foi seguindo o excelente tutorial do Eduardo Luccas. Criei uma pequena placa de circuito impresso para esta finalidade e funcionou razoavelmente mas, apesar de ser muito melhor que por RF, a imagem apresentava alguns defeitos.

Depois Victor Trucco elaborou uma nova abordagem para esta modificação (TK90X A/V Reloaded), usando inclusive um outro transistor (2N4401), e funcionou muito bem. Ou melhor, não deu muito certo na primeira pois, dependendo da combinação das cores na tela, a imagem ficava instável, chegando até a perder o sincronismo vertical. Depois de exaustivas tentativas, percebi no meu caso que o resistor R1 deveria ter 220 ohms e o capacitor C1, 100 microfarads. Não sei se os valores dos componentes citados dependem do televisor, mas devo dizer que agora a imagem está perfeita. Fiz a mesma coisa com um outro TK que comprei recentemente, com bons resultados. No futuro aplicarei no meu TK95.

A propósito, a "montagem mecânica" da adaptação que fiz é bem diferente do Victor, cheguei a publicar no meu site TK-WIP, mas agora está fora do ar. Penso em publicar aqui futuramente.

2 comentários:

  1. Comigo também ocorreu a falta de sincronismo dependendo da cor (por ex: na tela de carregamento do jogo Lords of Midnight). Usando com um conversor Video-Composto->VGA num monitor CRT a imagem fica bem instável, mas numa TV CRT de 20 ficou boa. Vou tentar mudar o R1 e C1.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que corrobora a minha hipótese de que os valores dos componentes dependem do TK e da TV. No meu caso, cheguei a usar um trimpot para ajustar até o melhor ponto possível. Depois, com o multímetro, determinei qual seria o valor da resistência do trimpot. No fim, substituí por um resistor fixo de valor aproximado.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.