sábado, 24 de março de 2012

Tomada dupla de telefone com placa fax-modem

Quem nunca fez uma gambiarra, que atire a primeira pedra! Neste site tem algumas verdadeiras pérolas! Mas desta vez, a gambiarra é de minha autoria. O resultado final é este:



Eu estava querendo colocar dois aparelhos telefônicos numa mesma tomada. Peguei uma placa fax-modem queimada para esta finalidade, pois há nela 2 conectores RJ11 ligados  entre si. A propósito, já fazem alguns anos que não uso mais Internet discada, o que não deixa de ser um grande alívio.

Eu estou divulgando o que fiz, mas não estou recomendando a ninguém seguir este procedimento. Além de outros prejuízos, este dispositivo pode trazer problemas com a empresa de telefonia. Leia os termos em que publico as informações no blog do Cantinho do TK90X. 

Removi a chapa metálica parafusada à placa, que servia para tampar a fenda posicionado no slot PCI  na traseira do computador. Dessoldei os componentes próximos aos conectores e cortei a placa com uma serra de arco. Depois, com um multímetro, achei duas ilhas que ligam para cada um dos pinos dos conectores RJ11, aos quais soldei um cabo com plugue padrão Telebrás. Conferido tudo com um multímetro, isolei o conjunto com camadas de fita isolante e conectei os telefones e o plugue na tomada. Funcionou perfeitamente!

Tenho consciência de que o aspecto poderia ser melhorado com o uso de uma caixa para alojar a montagem, mas é uma gambiarra mesmo, não tem sentido colocar muitas frescuras, não é mesmo? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.