sexta-feira, 27 de abril de 2012

Demo Critical Error (Hooy-Program)

Desde quando adquiri uma  interface Explorer para o meu TK90X, sempre busquei programas que fizessem uso das capacidades sonoras do circuito integrado PSG. Além dos jogos, acabei descobrindo alguns demos como Toxic Elephant (Total Eclipse) ou Crazy Samples II (The Lords). A partir daí comecei a gostar tanto de scene demos que acabei me viciando, chegando a ter caixas e caixas de disquetes deles para o Amiga (esta era uma máquina para demos por excelência).

Depois de um longo hiato, retornei ao TK90X e fiquei feliz em saber que ainda hoje se produz software para a linha. Hooy-Program é um desses poucos grupos que produzem demos para ZX Spectrum, inclusive para o modelo de 48KB. 

No ano passado (2011) eles produziram um excelente demo que inclusive roda no TK90X, o Critical Error


A imagem de fita TAP pode ser baixado no site do Hooy-Program ou ainda no site do Yerzmyey. Logo que fiquei sabendo deste programa, eu adaptei-o para disco Beta 48 a partir da imagem de disco SCL para Beta 128. Os arquivos Hobeta do demo ou arquivo TRD da coleção AY Demos 5 podem ser baixados no 4 Shared (é necessário possuir conta). Atualização: a versão 2 da conversão pode ser encontrada nesta postagem.

O uso do PSG é incrivelmente bem feito, pois todas as músicas são de excelente qualidade, lembrando os MOD trackers do Amiga. Não é exagero dizer que se alguém ouvisse uma dessas músicas sem ver o computador, não duvidaria que fosse Amiga se assim lhe for dito. A música final é a mais incrível, pois se ouve um repetitivo "papapá-papa-pá-papa-pá-pá" que parecer ser uma voz ou, mais especificamente, oriundo de um vocoder. O único senão é uma certa falta de sincronia entre a música e os efeitos sonoros, cuja causa não é o  programa em si, mas pelo TK90X ter interrupções com frequência maior que no Spectrum. Ouvindo num emulador, percebe-se que o ritmo da música é mais acelerado no computador brasileiro. Concluindo, em relação ao som posso afirmar que são as melhores músicas que já pude ouvir no TK90X.

Quanto aos efeitos gráficos, há apresentações ocasionais de telas muito bem desenhadas e bem coloridas. Quem conhece os problemas da baixa resolução dos atributos de cores no TK90X sabe o quanto é difícil produzir desenhos nele. Uma destas tela é o da figura abaixo, não se percebe nenhum choque de atributos.


Quanto aos efeitos animados, há curvas senoidais, plasmas coloridos e fractais em tempo real que não ficam a dever aos demos para equipamentos de 16 bits, apesar da resolução não ser grande devido à limitação dos atributos de cores.

Porém o que realmente me impressionou foi a simulação de efeitos presentes em jogos como Doom ou Quake, ou seja, a visão em perspectiva de primeira pessoa em cenários com labirintos de  paredes texturizadas. Obviamente os gráficos são monocromáticos, mas de ótima qualidade e com animação bem rápida, algo que seria impensável para um computador de 8 bits. Os programadores conseguem realmente tirar leite de pedra!


Mesmo quem não tem um TK90X ou Spectrum e não quer rodar um emulador, pode curtir Critical Erro como vídeo do You Tube:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.