domingo, 6 de maio de 2012

Ikari Warriors: carregamento de fita Uni-loader

Elite Systems utilizou um esquema de proteção para carregamento de seus jogos em fita cassete conhecido como Uni-loader. Um destes programas para TK90X que faz uso do Uni-loader é o Ikari Warriors, um dos inúmeros jogos no estilo Commando.

Este esquema de carregamento não é acelerado pois a velocidade é mesma da rotina LOAD da ROM, porém apresenta efeitos multi-coloridos na borda da tela. No lugar das faixas ciano/vermelho e azul/amarelo, são exibidas faixas com todas as 8 cores da paleta do TK90X que vão se alternando sucessivamente. O vídeo abaixo demonstra como é o carregamento:


A minha primeira tentativa de simular este carregador para disco Beta 48 não deu muito certo. O problema é que a rotina da ROM permite carregar somente um setor (256 bytes) de cada vez, portanto muito lenta para poder dar um bom efeito na borda. Em comparação, na fita a borda é alternada para cada transição de estado recebida da entrada EAR.

O único jeito seria então reescrever a rotina que alterne a cor da borda para cada byte recebido do controlador de drive, mas com certeza vai consumir mais RAM. Não é algo tão difícil, imagino, pois bastar copiar as rotinas contidas na ROM da interface e modificar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.