quarta-feira, 23 de maio de 2012

Motherboard da Microdigital e do Victor Trucco

Um número indeterminado de anos atrás (já que eu não me lembro mais) eu vi num catálogo uma tal de Motherboard para o TK90X. Como era um desses raros itens produzidos e comercializados pela própria Microdigital (que pouco produziu para essa linha além dos computadores), fiquei curioso e acabei comprando. Quando recebi a encomenda, descobri do que se tratava. 

A Motherboard, cujo nome está bem longe da conotação atual da palavra, nada mais era do que uma placa de circuito impresso que era ligada ao conector de expansão do TK90X, com a finalidade de disponibilizar conexões simultâneas a três periféricos. A sua aparência e o seu uso estão detalhados no site do Victor Trucco.

O próprio Victor encabeçou uma iniciativa de reproduzir este interessante item e ontem acabei de receber o meu exemplar:



A qualidade é excelente, como sempre tem sido os produtos do Victor. Só não veio com a capa de material emborrachado preto como no original mas, além de dispensável, eu a achava feia.

Qual seria a vantagem de seu uso, se muitos periféricos permitiam conectar outro periférico na sua parte traseira? Em primeiro lugar, os periféricos da Microdigital que eu já tive oportunidade de ver não possuíam esse conector traseiro (caso da Parallel Printer Interface e a Light Pen). Por outro lado, o uso da Motherboard permite uma conexão mais firme entre o computador e os periféricos e, assim, previne melhor os maus contatos. Por fim, resolve o problema de certos periféricos (particularmente a Multiface 1) que acabavam obstruindo a entrada de joystick do TK90X.

Se eu já possuía uma Motherboard, porque justo agora acabo de adquirir a do Victor? O motivo é que acabei vendendo a original (nem me lembro para quem) antes de me mudar para Curitiba. Desfiz-me de muita coisa nesse período (1995), para retornar ao hobby somente em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.