segunda-feira, 2 de julho de 2012

Utilitário txdos.rb

O sistema operacional abençoado pelo Guilherme Henrique Portas Terceiro está bem servido de utilitários para interface de drive de disco Beta, como se pode verificar no World of Spectrum. A situação é bem diferente para o sistema operacional criado por um certo finlandês conhecido como Linus Benedict Torvalds. Embora existam soluções como o Wine ou DOSEMU para rodar programas não nativos no Linux, tem seus inconvenientes. Eu fui portanto obrigado a escrever um programa que me auxiliasse nas adaptações que tenho feito para Beta 48.

Comecei experimentando com a linguagem Python, mas logo acabei desanimando. Depois de procurar um pouco, encontrei Ruby que acabou sendo a linguagem com que me acostumei mais facilmente. A propósito, por coincidência a pedra do mês de julho é o rubi.

Fonte: Wikipédia

Eu elaborei um script que denominei TXDOS (para ficar com algo parecido com "TRDOS", mas que não fosse idêntico) e que está disponível no Google Drive e no 4 Shared. Este arquivo pode ser examinado e modificado com um editor de textos comum.

Como consegui, após mais de 2 anos, implementar todas as funcionalidades que tinha proposto, finalmente estou lançando TXDOS publicamente com a numeração de versão "1.0". Para rodá-lo, é necessário instalar o interpretador da linguagem Ruby. O lado bom é que esta linguagem não é restrita para o Linux, pode ser utilizada em várias plataformas, inclusive no Windows. Posso gabar-me por ter desenvolvido um programa multiplataforma (obviamente o mérito é da equipe que desenvolve Ruby).

Optei por um programa baseado na interface de linha de comandos (CLI), exatamente como é o sistema operacional Beta DOS (como conhecido aqui) ou TRDOS (como é chamado pelos russos). Para invocar o TXDOS, após instalados o Ruby e o txdos.rb no PC, digita-se no shell:
ruby txdos.rb <comando> [argumento1] [argumento2] ...

ou, se foi habilitada a permissão de execução (com "chmod a+x txdos.rb"):
txdos.rb <comando> [argumento1] [argumento2] ...

Os comandos do TXDOS foram baseados em comandos de mesmo nome do Beta DOS/TRDOS. Existe um help que descreve como utilizar este programa:
txdos.rb help [assunto]

Um disco Beta é representado no PC por um arquivo com extensão ".trd" ou ".TRD". Para criar um arquivo imagem de disco TRD ("formatar" o TRD), use o comando format:
txdos.rb format <arquivo_imagem.trd> <"rótulo">
onde rótulo é um string de até 8 caracteres que nomeia o disco.

Para transferir arquivos Hobeta do PC para a imagem de disco usa-se o comando load:
txdos.rb load <arquivo_imagem.trd> <hobeta1> [hobeta2] ...

E para o contrário, isto é, transferir arquivos contidos na imagem de disco para o disco do PC em formato Hobeta, existe o comando save:
txdos.rb save <arquivo_imagem.trd> [arquivo1] [arquivo2] ...

Existem ainda outros comandos para apagar arquivos, copiar de uma imagem de disco para outra, etc, que poderão ser vistos no help.

Espero que este singelo utilitário possa ser tão útil para outras pessoas como tem sido para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.