quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tetris ajuda a combater problema de visão

Esta notícia apareceu no Slashdot, sobre um estudo em que indivíduos acometidos de ambliopia (olho vago ou olho preguiçoso) podem se beneficiar jogando Tetris


Ambliopia é o desenvolvimento insuficiente da visão de um dos olhos, muitas vezes acompanhado de estrabismo. O tratamento usual consiste em tampar o olho melhor, para forçar o uso do olho mais fraco. 

Os pesquisadores da McGill University fizeram experimentos em que voluntários com ambliopia jogavam com óculos especiais, que obriga um dos olhos  ver os blocos que caem, enquanto o outro vê os blocos se acumulando no fundo da área do jogo. Nesta configuração, ambos os olhos são obrigados a trabalhar em conjunto. Um outro grupo de voluntários usou óculos que tampava o olho melhor, como no tratamento convencional. 

Ao final de duas semanas, o grupo que trabalhou com ambos os olhos mostrou mais progresso na visão do que o outro. Depois, o grupo que teve um dos olhos tampados foi submetido a jogar com ambos os olhos e observou-se melhoria significativa na visão. 

Os pesquisadores concluíram que o melhor tratamento seria obrigar os dois olhos a trabalharem cooperativamente, ao invés de tampar um dos olhos. Também sugerem que não somente Tetris, mas outros jogos poderiam ser igualmente eficientes. 

Mais detalhes em BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.