quarta-feira, 1 de maio de 2013

Placa de captura de TV e TK90X

Meu antigo PC tinha uma placa de captura de TV mas, depois que o computador queimou, deixei-a encostada. Resolvi aproveitar este feriado para botá-la novamente para funcionar no PC mais novo

Fonte: Linux TV 
A foto acima não é da minha placa, mas parece ser idêntica. Enfrentei alguns problemas para configurá-la na época que comprei (2008), apesar de já ter vindo com Linux (se bem que era uma distribuição bem mequetrefe, por isso imediatamente a substituí pelo Debian). Somente tempos depois o kernel Linux passou a dar suporte melhor às placas da Encore, dentro do módulo 'saa7134':

 saa7134: card=106 -> Encore ENLTV                   1131:2342
 saa7134: card=107 -> Encore ENLTV-FM                1131:230f
 saa7134: card=148 -> Encore ENLTV-FM v5.3           1a7f:2008
 saa7134: card=184 -> Encore ENLTV-FM 3              1a7f:2108
 
Na hora de carregar o módulo, deve-se fornecer um dos valores acima para a opção 'card='. Qualquer um funciona com a minha placa, apesar de não coincidir com o valor de PCI ID (no caso, 1a7f:2004). Para automatizar o carregamento, criei o arquivo '/etc/modprobe.d/tvcard' contendo somente a linha:

options saa7134 card=184

Liguei a saída A/V do meu TK90X às entradas apropriadas do capturador de TV e experimentei rodar o tvtime.


Fiquei contente em ver que a tela inicial do TK apareceu na janela de TV, mas a imagem não é muito boa. Perde da minha boa e velha TV de tubo (CRT). As letras ficam feias:


O jogo Gyroscope fica assim:



Também notei que o som fica bem pior do que no televisor. Talvez eu tenha que encontrar  as configurações certas para melhorar a imagem e o som. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.