quinta-feira, 9 de maio de 2013

Microdigital copiou a Microdigital...

Marcos Mugnatto notou que o nome e o logotipo da Microdigital brasileira era uma cópia: 

Fonte: Marcos Mugnatto
A imagem acima é de um vídeo sobre o computador Mk. 14 da Sinclair:


que mostra por breve instantes um folheto da Microdigital de Liverpool, uma das primeiras lojas de computadores fundada em 1978 por Bruce Everiss.

Antes Wanderson V8 tinha notado algo semelhante no Video Genie EG3003, distribuído pela referida loja:

Fonte: Binary Dinosaurs
Pois é, além da cópia dos hardwares propriamente dito, houve apropriação até do nome e do logotipo. Sinais da era da Lei da Reserva de Mercado de Informática. 

7 comentários:

  1. mas nao tinha internet nem google de hoje, acredito ser apenas uma conhecidencia, afinal o logotipo de microdigital e mto simples, bem diferente como o da prologica e ate o nome microdigital é uma palavra formada por duas micro e digital bem usuais em portugues e outro idiomas , nao acho tao impossivel ser uma conhecidencia.

    Wesley

    ResponderExcluir
  2. Coincidência até a tipagem da fonte? Não tinha inet mas se copiava tudo que se via em viagens! A indústria de calçados faz isso até hoje.

    ResponderExcluir
  3. coincidencia...ops..erro de digitação e de portugues.

    wesley

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi a empresa brasileira usar o logotipo igualzinho ao da primeira foto (letras vermelhas, moldura branca e fundo preto), mas não me lembro aonde.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. É mesmo, em algumas das fontes tem exatamente essa logo! Valeu, Alexandre.

      Excluir
  6. Pra tirar qualquer dúvida, note que a Microdigital da Inglaterra usava dois logotipos, esse com o nome da empresa, e do lado um "M", como pode ser visto na foto do VideoGenie. Este M tambem foi utilizado pela Microdigital brasileira em seus primeiros anúncios, como pode ser visto neste do TK82: https://br-linux.org/2015/01/jogo-de-xadrez-de-512-bytes-que-roda-no-setor-de-boot-bate-recorde-dos-tempos-do-tk82-c.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.