terça-feira, 25 de junho de 2013

Fuse 1.1.1 no Debian Testing (jessie)

Finalmente o emulador Fuse 1.1.1 está disponível na distro que eu uso, o Debian.


Na nova versão há mais algumas interfaces que passaram a ser suportadas, como Speccy BootSpecdrum e Spectranet. Como não possuo nem usei nenhuma destas, não conheço os detalhes.

Em relação à emulação da interface de disco Beta 128, há uma opção nova, de selecionar ou não a execução de programa do disco de nome "boot".  Apesar de ser possível, mesmo no TK90X real, interromper a auto-execução de programa do disco pressionando BREAK, esta opção não deixa de ser interessante.


Para mim, pessoalmente, a característica nova que mais gostei foi a possibilidade de salvar a emulação como um arquivo de animação.


Um pequeno senão é que o arquivo de animação tem um formato próprio, com sufixo .FMF. Felizmente o utilitário fmfconv que acompanha o fuse utils, permite converter para outros formatos. Porém, não sei se por alguma incompatibilidade da minha configuração, só consegui converter para formato ogg. Isto não chega a ser um problema, pois é possível converter para outros programas com o FFmpeg.

O resultado ficou bom e até consegui enviar para o YouTube. O vídeo abaixo é da excelente música de Ben Daglish para o jogo Auf Wiedersen Monty 128:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.