domingo, 30 de junho de 2013

MAKE-ROOM

Anteriormente foi mostrada a rotina RECLAIM da ROM do TK90X que serve para apagar dados da memória. Desta vez será mostrada uma rotina que faz o contrário. 


MAKE-ROOM, situada em 5717 (#1655 em hexadecimal), tem essa finalidade. Antes de chamar esta rotina, HL deverá ser carregado com o endereço inicial da área a ser criada e BC, com o número de bytes requerido. Após sua execução, HL apontará para um byte antes do início da área criada e DE, para o último byte. Em outras palavras a nova área será delimitada entre HL+1 e DE. Os registradores BC e A permanecem inalterados. 

Todo o conteúdo da área criada será deslocado em BC bytes para frente, porém o conteúdo anterior não será apagado. Caberá ao programador preencher devidamente esta área. 

A razão de eu estar falando sobre MAKE-ROOM e RECLAIM é por serem necessárias na adaptação de certos programas para disco Beta. Futuramente pretendo explicar com mais detalhes sobre este assunto. Atualização: verifiquei que já mostrei antes um exemplo de adaptação de programa usando estas rotinas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.