terça-feira, 20 de agosto de 2013

Joystick reformado

Como eu já tinha dito, o meu joystick arcade estava com problemas pois o botão de tiro deixou de funcionar. Resolvi então desmontá-lo por inteiro para realizar uma manutenção e tentar fazê-lo funcionar de novo.


Não me recordo exatamente quando o comprei, deve ter sido no final da década de 1980. O joystick era originalmente para MSX, mas fiz algumas modificações para funcionar no Amiga, que eram a habilitação do segundo botão de tiro e a inclusão de um circuito de autofire (tiro automático) que poderia ser ativado por uma chave alavanca. Foi colocado um potenciômetro para controlar a velocidade do autofire.

Nesta reforma resolvi modificá-lo especificamente para a entrada de joystick do TK90X. Desmontei e limpei todas as peças, desentortei as lâminas que fazem o contato elétrico e troquei todos os fios. A foto abaixo oferece uma visão interna:


Apesar do aspecto arcaico, funciona bem e é bastante robusto.

Modifiquei o segundo botão, agora ele pode operar em dois modos dependendo da posição da chave alavanca. No modo mais convencional, este botão faz o mesmo papel da posição "para cima" da alavanca, característica útil para certos jogos de plataforma e de corrida. Na outra posição, exclusiva para o TK90X, o botão equivale ao tiro do Sinclair 2 da ZX Interface 2 (tecla 5) e pode ser acionada de forma independente. Este modo não pode ser em hipótese alguma usado no Amiga, sob pena de danificá-lo ao por em curto-circuito a linha de +5 V. Na prática, nunca usarei este joystick no Amiga.

O esquema elétrico da ligação é:


Agora não posso mais culpar o joystick pelo mau desempenho em jogos.

7 comentários:

  1. Adorei seu joystick, estou pensando em comprar um desse tipo, mas vi uma coisa: o seu tem o comando no lado direito e os que tem a venda no mercado livre tem o comando do lado esquerdo. Por que isso? Onde encontro um desse tipo igual ao seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho reparado isso, os joystick atuais estão com a alavanca à esquerda. O meu é bem antigo, por isso que deve estar com a alavanca à direita. Não sei o porquê dessa inversão nos modelos mais novos.

      Excluir
  2. Você sabe o esquema pra ligar no msx? Eu tenho dois joysticks arcade encostados que montei pro PC há alguns anos pra ligar na porta lpt1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada nesta postagem:
      http://cantinhotk90x.blogspot.com.br/2013/08/pinagem-de-joystick-para-computadores-e.html

      Excluir
  3. Muito bom!! essas chave de lamina são muito uteis quando são de 3 vias pois se pode combinar botões em uma só chave tipo no jogo samurai shodown 2 combinar botão espada média com espada fraca voce consegue espada forte em um só botão.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.