quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pinagem de joystick para computadores e videogames

Desde o Atari 2600, o joystick digital ligado ao conector DB9 tornou-se praticamente um padrão adotado por muitos computadores e videogames.

Fonte: Wikipédia
Muitos sistemas empregaram a implementação pura da Atari (as 4 direções e um tiro), como a interface Kempston e a ZX Interface 2. Entretanto alguns fabricantes optaram por adicionar características extras, às custas de incompatibilidade. Em casos graves o hardware pode ser danificado como, por exemplo, o joystick do MSX Expert da Gradiente em um computador Amiga que, ao se acionar o botão 2, coloca em curto-circuito a saída de +5V.

O próprio TK90X já vem dotado de um conector DB9 para joystick padrão ZX Interface 2 que corresponde às teclas 6 a 0 (Sinclair 1). Uma característica pouco conhecida desta interface é que há a possibilidade de habilitar o modo que opera com as teclas 1 a 5 (Sinclair 2), fazendo uso de um pino fora do padrão. 

As informações estão disponíveis na Internet, mas dispersas. Para simplificar, fiz uma tabela com os sistemas que utilizam o "padrão Atari" para joystick e disponibilizei-a neste link.

Estão listados todos os hardwares de que eu tenho conhecimento, se houver omissões, favor informar-me para adições futuras. Só quero lembrar que este documento não visa um tratamento exaustivo de joysticks e periféricos afins, mas somente os joysticks digitais derivados do Atari 2600.

Atualização: houve um erro na tabela que foi corrigida na segunda versão

3 comentários:

  1. Só um adendo, Flávio: nos Atari 2600, o pino 7 é ligado ao +VCC (5 volts). Ele é usado, na verdade, por causa dos paddles, forma um divisor de tensão com o potenciômentro, cujo pino central é ligado em cada uma das entradas analógicas (pinos 5 e 9).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Eduardo, há uma nota de rodapé no pinouts.ru sobre os paddles. Como a tabela é para o joystick digital, coloquei simplesmente como NA (não se aplica); mas pensando bem, ficaria mais coerente dizer que é +5V. Obrigado pelo toque.

      Excluir
  2. Amigos é possível mudar o plug DB9 Fêmea por um plug redondo do padrão do TK 85?
    Como ficaria a ligação para adaptar?
    Tenho um tk 85 e ñ encontro o controle...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.