terça-feira, 10 de junho de 2014

BR?TK-HUE! (TK90X Fan e raphaelgoulart)

Estou lançando o segundo demo brasileiro para o TK90X, intitulado "BR?-TK-HUE!".


Eu estou assumindo ser este o segundo porque acredito que não houve nenhum outro demo brasileiro, desde o pioneiro "Demo Cartridge" da Microdigital. Se eu estiver errado, peço que me avisem.


raphaelgoulart enviou-me duas músicas compostas por ele, que foram convertidas para código de máquina para serem executas na Explorer. Digitalizei duas figuras grandes - uma da foto do TK90X de autoria de Leonardo Suárez e outra do HUEHUEHUE - e acrescentei alguns ícones. Criei ainda uma nova rotina para a mensagem scrolling.


Talvez alguns achem meio depreciativo ao Brasil. Porém o conteúdo do demo não é para ser levado tanto a sério, só fiz uma colagem de coisas jocosas já existentes na rede. Também quis lembrar o lado irônico da superada lei de reserva de mercado de informática. O que mais importa, pelo menos para mim, foi o aprendizado que esta experiência trouxe para mim. Para compartilhar este aprendizado, estou disponibilizando toda a fonte. Aguardem novas postagens detalhando algumas coisas que aprendi nesta produção.

O arquivo ZIP contendo as imagens de fita e de disco Beta encontra-se neste link. Também está contida a documentação e os códigos fontes em assembly.

6 comentários:

  1. Você não tem noção do quanto fiquei feliz de ver minha foto incluída. É uma honra.

    Eu não costumo comentar, mas sempre leio as postagens pelo RSS e acho bacana demais o trabalho que você faz com as conversões e a qualidade dos textos, sempre diretos e com informações importantes. Parabéns.

    Em tempo, será que aquele demo foi realmente o primeiro, não uma tradução? O demo que acompanhava o Expert MSX era uma tradução, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras, Leonardo.

      Eu também pensei se não seria uma tradução, com é o caso da fita Arco-íris (tradução de Horizons). Não encontrei nada parecido quando pesquisei as produções da Sinclair Research no WOS. Assim, pelo menos por enquanto, considero que tenha sido feito pela Microdigital.

      Excluir
  2. Nao so depreciativo, como tambem isolativo. 50 hz? Qual TK nacional funfa a 50 hz? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu funciona, o do Eduardo Luccas também, e acho que de muita gente roda a 50Hz. Existe uma mod fácil de fazer para chavear 50/60 Hz:
      http://cantinhotk90x.blogspot.com.br/2013/03/seletor-5060-hz.html

      Recomendo que todos os possuidores do TK90X/95 façam esta mod para aumentar a compatibilidade.

      De qualquer forma, o demo roda em 60 Hz, mas a música fica muito rápida. Eu acho que você não chegou a rodar o programa de verdade, senão saberia disto.

      Excluir
  3. Legal!! Gostei de ver!! Parabens e continue sempre assim!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal ver meu nome na história do TK. Parabéns pela demo :-)

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.