sábado, 8 de novembro de 2014

Produção de novas Beta 128

Há um movimento para produzir um novo lote de interfaces de drive Beta 128.

Crédito: Zaxon
A versão 128 foi amplamente produzida no mundo, ao contrário da 48 que foi clonada somente no Brasil em escala bem menor, quase no final da vida comercial do TK90X. Sendo assim, este padrão é o mais disseminado e portanto considerado mais importante. Infelizmente as duas versões não são compatíveis em nível de software.

Zaxon anunciou no fórum do World of Spectrum que está para produzir esta interface, fato que garantiria a manutenção do padrão Beta 128. Eu não sei se esta interface seria compatível com o TK90X/95, mas torço que esta iniciativa tenha êxito.

4 comentários:

  1. Entao a versão da Zaxon é incompativel a que voce tem??? Qual é o modelo da sua Beta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha é uma IDS-91, um clone da Beta 48. Todos os clones nacionais são baseadas na Beta 48. A Beta 128 é incompatível com essas, pois devido às ROMs do Spectrum de 128K, o chaveamento do endereçamento foi mudado.

      Excluir
  2. Entao as conversões que voce faz para Beta 128,sao as interfaces russas?? Ou ja existe algum clone nacional dessa interface??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas conversões já suportavam as Betas brasileiras, porém estou refazendo para que funcionem também para as Beta 128. A motivação é que quero que os programas adaptados funcionem no divIDE com esxdos.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.