domingo, 15 de março de 2015

New View 48K (Conscience)

Como eu anunciei, este mês teria poucas postagens mas que estava trabalhando em alguns projetos.


New View 48K é o novíssimo demo do grupo recém constituído Conscience, que obteve a 2ª colocação no evento Forever 16. Faço parte deste grupo e contribuí com a intro do demo (tela acima), na qual desenvolvi um programa de morphing de pixels.


Alone Coder foi o principal programador desta produção e conseguiu efeitos incríveis para um computador de 48K, como a da visão da estrada em perspectiva de primeira pessoa. Foi ele que entrou em contato comigo porque havíamos participado da produção de Mission Highly Improbable, convidando-me para um novo projeto que culminou no New View. Na época estava fazendo algumas experimentações com pixels animados e aceitei fazer parte.


Já conhecia Alone Coder de outros trabalhos e sempre achei incrível o que ele fazia; foi uma grande honra ter feito uma produção em conjunto embora minha participação tenha sido bem pequena. Seguem algumas telas dos efeitos gráficos impressionantes deste demo.


Há as contribuições de alguns nomes já conhecidos como Trixs que tem produzidos gráficos coloridos no ZX Spectrum e nq (ou n1k-o) que fez a música AY. Nitrofurano, português que chegou a morar no Brasil na época do TK90X, foi o autor da fonte tipográfica.


O demo termina com uma tela que através de um truque parecido com o adotado no Bifrost*, consegue exibir mais cores do que o normal para o Spectrum.


Devido à sua forte dependência da temporização, este efeito não funciona bem no TK90X. Porém pretendo conversar com Alone Coder para criar uma versão funcional para o computador brasileiro. Outro inconveniente é que uma das partes não funciona em 60 Hz, portanto para rodar no TK90X, deve-se chavear para 50 Hz.

Por fim, fica o vídeo do demo para quem não pode ver no emulador ou no hardware real.



Atualização: versão para TK90X.

4 comentários:

  1. Show de Bola, parabéns a você e a todo grupo !
    Congratulations !
    Tela final numa impressionante diversidade de cores num Spectrum !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, pessoal, pelas palavras elogiosas. Alone Coder está tentando fazer a parte multicolor funcionar para TK90X.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.