domingo, 12 de julho de 2015

Conserto de um TK90X (parte 3)

Finalmente posso anunciar a última parte desta série: o TK90X está funcionando novamente!


Da última vez, o computador estava funcionando porém a imagem estava muito instável no meu TV a tubo. Na TV de LCD acima, não aparecia nada e acusava estar sem sinal na entrada A/V. Parei naquela ocasião, pois não encontrava uma solução.

Finalmente reuni coragem para retomar o conserto. Apesar de instável na TV a tubo, o fato de aparecer alguma imagem ocasional demonstrava que o circuito de geração de sinal de vídeo estava trabalhando, bem ou mal. Deveria ser alguma pequena mudança de parâmetro no circuito que o estaria tirando de seu funcionamento normal. Sem osciloscópio ou frequencímetro, seria trabalhoso descobrir o que estaria acontecendo.

Entre as coisas diferentes feitas nesta placa, era ter soqueteado o LM1886N pois tinha sido dessoldada grande parte dos circuitos integrados. Achei muito improvável um soquete impedir o funcionamento da geração de vídeo, mas resolvi pagar para ver. Removi o soquete,  soldei o LM1886N diretamente na placa e... funcionou!

Quinta lição: "Por mais improvável que possa parecer uma hipótese, vale a pena testar".

Pode ser que o soquete não estava bem soldado à placa ou houvesse algum mal contato. Pode ser que a sua presença tenha introduzido capacitância ou indutância parasita que instabilizava o LM1889N. O fato é que não sei dizer o quê exatamente impedia o computador de funcionar. De qualquer forma, eu não pretendo mais soquetear este integrado nos meus TKs.


Para finalizar, usei o Diagnostic Board e a placa passou por todos os testes. Meu TK90X voltou afinal.

5 comentários:

  1. Show!! Finalmente conseguiste... bravo! Náo teria sido melhor trocar o soquete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, mas pode ser que não resolvesse o problema. Na dúvida, melhor deixar como estava.

      Excluir
  2. Parabéns Flávio pelo trabalho e pela insistência, eletrônica é assim mesmo..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.