terça-feira, 14 de julho de 2015

Interface IDS diferente

Este é um item que veio num lote de hardware adquirido tempos atrás.


Olhando assim, parece ser uma interface de drive IDS-91; porém chama a atenção pela sua aparência de novo. A título de comparação, segue a foto da interface que eu já possuía, comprada do próprio Jorge Braga.


Na parte traseira pode-se ver o conector de expansão pass through.


Diferente da IDS-91, nesta versão há conectores de pinos para o drive e para a impressora na lateral da caixa plástica. Na versão original, o conector para impressora era acessível somente no interior da caixa. Pode-se notar a porca que segura a tampa traseira; ao removê-la, tem-se acesso ao interior da interface.


Assim descobri o que era essa interface: é uma IDS2001ne, cuja placa foi produzida pelo Victor Trucco em 2010. O que a diferencia é que foi montada como se fosse IDS-91, deixando de lado o conector tipo Conecta+; em seu lugar, foi usado um conector edge para ligar ao computador, e uma placa de circuito impresso no padrão da expansão traseira do TK90X produzida por Eduardo Luccas.


A foto acima, tirada de outro ângulo, permite ver melhor a disposição dos componentes da placa. Nota-se a presença de um LED, no caso, um azul luminoso de 3 mm. Como ocorre no IDS-91 e diferente do IDS2001ne, há uma entrada da fonte de 9 V através de um jaque J2, ao qual está ligado um integrado regulador 7805 num dissipador de calor.

Concluindo, esta é uma IDS2001ne em pele de IDS-91. Não tenho certeza de quem a montou, suspeito que tenha sido o Eduardo Luccas; o próprio poderá confirmar ou refutar esta hipótese.

4 comentários:

  1. Tenho uma muito parecida (pra não dizer igual externamente) montada pelo Edu. Só que eu nunca a abri, não sei se a placa é de algum lote do Victor ou do próprio Edu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está confirmado que foi feita pelo Edu. Valeu por me informar!

      Excluir
  2. Só agora que eu vi este post, sorry... Sim, fui eu quem montou! Fiz algumas há uns tempos atrás. As placas são parte da produção do Victor e parte do Braga. Mas a placa é a mesma! E Flávio, você está certo: a minha ideia foi, justamente, deixar a interface no "estilo" da IDS original. Eu nunca gostei do método de montagem que o Braga "inventou" pra IDS-2001, sem regulador interno, aquela gambiarra de conector, montagem na horizontal etc. Eu alterei a montagem e fiz como antigamente: placa em pé, com regulador, slot de expansão etc. Detalhe importante é que eu tomei o cuidado de já implementar a correção daquele problema de impedia essas IDS novas de funcionar no ZX Spectrum original; ou seja, essa sua funciona no micro inglês! Única coisa é que, não sei se já veio assim, ela está sem o adesivo que eu fiz pra colocar na frente... poxa vida maior trabalheira para fazer, com logotipo e tudo, e arrancaram... :-( Bem mas de todo o modo espero que você tenha gostado de como eu montei e da qualidade no geral! abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficou bem legal. Eu lembro de ter ouvido de você que não gostava da solução do Braga na IDS-2001, mas não sabia que tinha montado algumas na configuração antiga.

      Não veio com adesivo na frente, fiquei curioso de ver como era.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.