segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mod de A/V com BC517

Eu sou incorrigível: mal acabei de consertar este TK90X, já resolvi experimentar a mod de vídeo proposta por Danjovic (mas nesta experiência não queimei o computador!).


Porém não segui exatamente o que Danjovic fez, que era baseado num datasheet do CI LM1886N e usava dois transistores. Notei que os dois transistores estavam em configuração Darlington e pensei: ora, porque não usar somente um componente ao invés de dois? O esquema acima mostra o meu procedimento. A simbologia do BC517 não está correta, pois o transistor é Darlington, mas fiquei com preguiça de editar o componente do Kicad e acabei aproveitando o BC546 pronto da biblioteca existente.


O BC517 (cuja foto acima indica a pinagem) é um transistor Darlington de altíssimo ganho que usei para esta mod. Fora ele, só são necessários um capacitor eletrolítico de 47 μF e resistores de 75 Ω (violeta, verde e preto) e 390 Ω (laranja, branco e marrom).

Advertência: estou expondo aqui os procedimentos da forma como executei, mas não quer dizer que não haja riscos. Não faça nada do que está dito aqui, se não tem experiência em eletrônica e eletricidade. Procure ler este texto antes de fazer qualquer coisa.

A montagem em si é bem parecida com a que propus nesta postagem. Deve-se iniciar removendo os componentes R52, R60 (se houver), C34, C42 e o fio que liga o conector RCA à ilha "VIDEO" da placa. A seção de geração de vídeo ficará como mostra a foto abaixo (aproveite para substituir C53 por um novo, se ainda não fez isto).


O resistor de 390 Ω é colocado no lugar destinado a R60. O BC517 é soldado da seguinte forma: base na ilha do C34 próximo ao LM1889N, coletor na outra ilha do C34 e emissor na ilha de C42 próxima da caixa de blindagem (a outra ilha de C42 ficará vazia).


A ilha de R52 mais distante do LM1889N deverá ser ligado à alimentação de +12 V; ali é soldado um fio encapado (em verde na foto acima). A ilha que fica entre o conector do teclado (que nesta placa foi substituído por um mini-Modu) e o resistor R73 pode fornecer esta tensão.


A foto acima mostra o fio verde passando pelo orifício da caixa blindada, para ter acesso à ilha com +12 V. Faltam ainda o capacitor eletrolítico e um resistor mas, antes, a ponta do terminal do conector RCA deve ser dobrado para abrir espaço. Note a ilha marcada com a inscrição "VIDEO".


Nesta ilha, deve ser soldado o polo positivo do capacitor, cujos terminais devem ser dobrados em 90° como mostra a foto seguinte.


A ideia é que o conjunto capacitor e resistor sejam auto-sustentáveis. O corpo do capacitor fica acima da bobina de fio de cobre esmaltado. Agora solda-se o resistor de 75 Ω entre o terminal negativo do capacitor e o terminal do conector RCA. A montagem está completa.


O primeiro teste foi com uma TV LCD da CCE e funcionou:


Depois foi com a TV de tubo Philco e a imagem ficou perfeita:


Pelas fotos pode parecer que a imagem na TV LCD é melhor que de tubo, mas na verdade é o contrário; a imagem na LCD tem leves cintilações que não ocorrem na outra TV. Talvez seja algum artefato na conversão analógico-digital que cause este efeito, fato que não ocorreria em um aparelho totalmente analógico.

Conclusão: esta é mais uma mod de saída de vídeo para o TK90X que funciona perfeitamente. Eu acho que não vale a pena ficar discutindo qual abordagem é melhor, no fundo acaba ficando por conta de gosto pessoal e de disponibilidade de componentes. O BC517 é fácil de ser encontrado, embora seja mais caro que BC548 e 2N4401.

Atualização: este micro foi batizado de TK90X-02

3 comentários:

  1. Ola Flavio, esse mod ficou bem fácil, vou tentar aqui no meu. Mas e o som, continua sendo aquela ligação no TP7?

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma proposta melhor:
    http://cantinhotk90x.blogspot.com.br/2015/06/nova-saida-de-audio-para-tk90x.html

    ResponderExcluir
  3. tem outro lugar pra pegar esse +12v ?

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.