quinta-feira, 23 de julho de 2015

Placa de TK90X comprada (TK90X-04)

É impressionante como o TK90X está inflacionado no Mercado Livre.


Mesmo assim, é possível encontrar algumas ofertas que são razoáveis, como foi o caso desta placa. Segundo o anúncio, ela não estava funcionando e foi colocada à venda no estado. Perguntei se era possível colocar fotos reais do produto porque queria ver a versão da placa e fui prontamente atendido. Depois perguntei se ela gerava sinal na TV e a resposta foi afirmativa e que, segundo consulta do vendedor em sites, achava que o defeito estava na RAM.

Considerando que o vídeo funcionava, havia grande chances da ULA estar em bom estado e foi este o motivo principal que me levou a fechar o negócio. Recebi a placa há poucos dias e confirmei que seu estado estético estava excelente.


A inscrição 34.85 próximo ao regulador de tensão 7805 significa que a placa foi feita na 34ª semana do ano de 1985. Os capacitores eletrolíticos estão todos originais, portanto deverão ser trocadas por novos. Olhando a outra face, não encontrei nenhuma novidade nesta placa.


Ligando uma fonte à placa e conectando à TV, percebi que a geração de vídeo funcionava, porém apareciam traços na parte principal da tela. A borda estava perfeita, com cor uniforme.

Coloquei a ULA no TK90X que consertei recentemente e constatei, com satisfação, que este componente estava em bom estado. Depois fui colocando, um a um, circuitos integrados MCM4116 da RAM baixa e descobri que nenhum deles estava ruim, ao contrário da suspeita do vendedor. O problema deve estar em outro lugar, talvez na parte de decodificação desta área de memória, ou ainda na barreira de impedância entre a ULA e o Z80. Verifiquei as tensões de alimentação nos 4116 e não achei nenhum problema. Testes com o Diagnostic Board demonstraram que o Z80 e a RAM alta estariam bons.

Novas investigações são necessárias mas, por ora, fico feliz em saber que os componentes mais importantes e custosos (ULA, DRAMs, Z80, LM1886 e LM1889) estão aparentemente em bom estado. Sendo assim, valeu a pena comprar a placa

Como estou começando a ficar com um número expressivo de TK90X, fiz uma numeração para facilitar na hora de os referenciar. Passarei a chamar esta placa de TK90X-04.

2 comentários:

  1. TK90x? TUDO está inflacionado no ML. Hoje um rapaz quis me vender cartuchos de intellivision por 100 reais cada. Expliquei a ele que por 50 eu venderia todos os meus sem pestanejar, e ele ainda respondeu "po, barato, vai vender rapido". Mal sabe ele que eu nao pagaria 15 reais em cada cartucho. Com caixa. As pessoas tem que entender que nao é porque é escasso, que é RARO. Eu so compro barato, espero aparecer. Nao tenho pressa... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, eu só compro se achar que o preço é justo. Senão, que fique na mão do vendedor até ele se tocar.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.