quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Montagem da IDS2001ne-02

Em 2010 comprei duas placas para interface de drive IDS2001ne. Eu já tinha montado uma delas tempos atrás, mas ficou abandonada após um problema. Resolvi montar agora a segunda.


Ajuste do trimmer

Não se pode fazer uma montagem complexa como desta interface de uma vez só, pois se ocorrer algum problema, fica mais difícil fazer o diagnóstico depois. Eu segui as instruções contidas no CD da IDS2001 (disponível no site Clube do TK90X). Após cada passo executado, fazia o teste sugerido no documento e tudo estava funcionando. Entretanto aparentemente o texto está incompleto, pois pára no 10º passo e a montagem não está concluída.

Resolvi completar a montagem, soldando os componentes faltantes e testando num TK90X e um drive. Não era possível ler disquetes (dava erro de leitura na trilha 0, setor 9) e não conseguia nem formatar. Era o mesmo problema observado quando eu tinha montado a primeira placa.


O único componente ajustável da placa é um trimmer (capacitor ajustável) que fica bem ao lado do FDC 2793 (o CI de 40 pinos). A única instrução sobre este componente era de ajustar em 50 pF e soldar à placa; fiz a medição com a função capacímetro do meu multímetro.

Existe um macete para ajustar este componente: coloca-se no drive um disquete, manda-se formatar e, com uma chave de fenda, ajusta-se o trimmer até ouvir o ruído do motor de passo do cabeçote. Ouve-se um tec-tec-tec que indica o cabeçote sendo movido; o ponto ideal é quando se obtém o menor intervalo de tempo entre cada passo (entre um tec e outro). Feito isto, não só foi possível formatar, como os disquetes foram lidos sem problemas. Agradeço o Victor e o Ernani que deram essa dica, sem a qual eu ficaria no mato sem cachorro.

Vou chamar esta interface de IDS2001ne-02 ou IDS-02, por ser a segunda placa montada. Vou ver se farei o mesmo ajuste para a primeira placa (IDS2001ne-01 ou IDS-01).

Guia para Conecta+/Reconecta+

A IDS2001 usa um sistema com cabo flat e conector latch (IDC) de 60 vias para acomodar todos os sinais do barramento de expansão (no total 56 vias). O Conecta+ é o conjunto conector edge (que se liga no TK), cabo e conector latch e o Reconecta+ consiste do conector latch, cabo e placa para ligar a outros periféricos. Ambos são ligados à placa da IDS2001ne nas barras dupla de 30 pinos (total 60 pinos). Eu sei que o Eduardo Luccas não gosta deste sistema, mas...


Fiz uma modificação em relação ao esquema original do Jorge Braga: para cada barra dupla, removi dois pinos que correspondem ao guia do conector de expansão do TK90X, onde não há sinais e serve para que não ocorra inserção invertida do conector.


Do lado do cabo, coloquei dois pinos no conector, cortei rente com alicate de corte e coloquei uma pequena gota de adesivo instantâneo (cianoacrilato ou "Super Bonder®").  Uma vez tomadas estas providências, não há como inserir o conector em orientação invertida.

Incompatibilidade com ZX Spectrum

Um problema sério na IDS2001 era sua incompatibilidade com o computador original britânico, porém Eduardo descobriu sua origem e como solucioná-lo. Em resumo, Jorge Braga usou uma das vias sem uso do conector de expansão do TK90X para um sinal que seria usado pelo TK128, uma interface (que não se materializou) para transformar o computador nacional em 128K. Se essa via não era usada no TK, ela tem emprego no Spectrum e esta é a razão da incompatibilidade.


Eduardo explica detalhadamente como sanar este problema, um procedimento simples porém que envolve várias etapas. Eu resolvi usar uma abordagem mais simples: interromper a conexão entre o sinal vindo do Conecta+ com o restante do circuito. Fiz apenas um corte na trilha com estilete e verifiquei com multímetro não haver mais continuidade nela (porém há comunicação entre o Conecta+ e Reconecta+, permitindo acesso a um eventual periférico que venha após a IDS).

Deixando o restante do circuito intocado, não ocorre nenhum efeito sobre o seu funcionamento. Não tenho como testar se funcionou pois não possuo um ZX Spectrum 48 (se alguém quiser doar, estou aceitando), mas pela lógica, deve ter se tornado compatível.

Conclusão

Para finalizar, reitero minha advertência de que só estou expondo o que eu fiz nesta montagem, mas não estou encorajando ninguém a seguir os procedimentos. Saiba muito bem o que está fazendo, pois não dou garantia nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.