domingo, 14 de agosto de 2016

Alpha SX

O amigo Beepoyo criou um ZX Spectrum emulado com um PC 486 e pediu para divulgar o seu trabalho. Fiquei muito tempo sem postar e este artigo acabou atrasando por meses, mas finalmente saiu. O objetivo do autor era criar um computador que tivesse um comportamento o mais próximo possível do original.



Crédito das fotos: Beepoyo

Como hardware, foi usado um antigo 486DX2-66 com 4 MB de RAM, uma placa de vídeo ISA de 512 kB, um disco rígido particionado com apenas 1MB, um teclado PS/2, um mouse serial (reconhecido como AMX Mouse) e um joystick Atari modificado para ser usado na porta paralela LPT1.

 
 
 
 

Na parte do software, utilizou-se um MS-DOS com somente os arquivos: Command.com, Config.sys, Autoexec.bat, Ansi.sys, Emm386, Mouse.sys, Himem.sys e Choice.com. O emulador empregado foi o Z80 do Gerton Lunter, que é uma versão modificada para uso como Pentagon 128 com Betadisk. Por fim, há o DOSJOY2k para uso do Joystick Atari na LPT1.



As seguintes modificações foram aplicadas pelo Beepoyo. No arquivo ROMS.BIN estão contidas as roms que vem junto com o emulador; as mudanças nele são:
1 - uso da ROM Profi 128 no lugar da ROM do Pentagon 128;
2 - exclusão do Basic 128 (senão o Profi não funcionaria);
3 - uso de versão do Basic 48 que possui tela azul e letras estilo C64, com digitação letra a letra;
4 - troca do arquivo TRDOS.BIN que usa o TR-DOS 5.04 pela versão 5.66 (pode-se usar as versões 5.03 ate 7.10).

No Sistema MS-DOS criaram-se dois arquivos .bat e um menu com as especificaçoes do emulador, para que o mesmo funcione em diferentes velocidades (3.58 e 7.16 Mhz) e joysticks (Cursor, Sinclair I e II). No DOSJOY2K foram feitos 3 arquivos com configurações diferentes para os joysticks citados acima e carregados junto com o MS-DOS.


Colocado em funcionamento, após boot e escolha do sistema, a máquina funciona como um Pentagon 128 ou Profi 128.

 

 Pode-se operar normalmente com o disquete inserido no drive:




Obviamente não é a mesma coisa que um computador clássico original, mas é perfeitamente possível ter a experiência de uso do mesmo. Esta abordagem emprega emulador em MS-DOS, algo diferente de projetos como TBBlue ou Spectrum Next que visam construir o computador com componentes atuais.

Dúvidas, sugestões e críticas podem ser colocados nos comentários ou posso encaminhar para o Beepoyo.

5 comentários:

  1. funciona no freedos também, e suporta ulaplus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que funciona no freedos sim,pois so usei alguns comandos do DOS. O projeto inteiro,foi colocado em uma partiçao de apenas 1mb (1 megabyte),somente para dar o boot e usar o emulador. Nao suporta ULAPLUS. :-(

      Excluir
  2. Que louco esse projeto. Bem inusitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha muito tempo,vinha pensando em fazer isso. Ao inves de jogar esse 486 no lixo,e como sempre quis ter um Spectrum 128 +3,mas nao tinha $$$ pra comprar,resolvi fazer isso. Se quiser perguntar sobre o assunto,fique a vontade. Obrigado

      Excluir
  3. Obrigado Flavio,pela lembrança e pelo suporte no blog. Continue sempre assim.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.