sexta-feira, 3 de março de 2017

Nova edição dos livros 1983+1984

Saiu a mais nova edição dos livros 1983 e 1984 do amigo Marcus Garrett, obra que se tornou uma referência obrigatória para quem deseja conhecer a história dos videogames, em especial na sua fase inicial.


Além de atualização de alguns fatos históricos, os dois livros foram condensados em um único volume e um novo projeto de diagramação foi feito, em nível profissional. Tudo isso sem custo algum, pois o arquivo PDF pode ser baixado e visto gratuitamente (embora o autor não se recuse a receber doações). Marcus é uma pessoa que faz as coisas por amor mesmo, esta é um sinal de sua grandeza.

Deixarei que ele conte o restante por si mesmo:

Amigos, boa tarde, tudo bem?

Estive trabalhando nele desde dezembro e agora o novo livro está pronto, na verdade, trata-se da segunda edição. São meus dois livros prévios, mas em um volume único revisado e ampliado com tudo que descobri, com a ajuda de amigos e especialmente por causa do documentário, desde 2011 - data em que o primeiro foi lançado.

Além de novas informações e novas imagens/fotos, a grande diferença está no visual, pois o material recebeu nova diagramação, desta vez feita por um diretor de arte/diagramador que trabalhou na Editora Três, e está com muito mais cara de revista, tudo bem colorido e ilustrado. O formato também mudou, agora o livro está em A4 (aprox. 150 páginas), sendo que algumas páginas são duplas (a visualização fica mais bonita quando elas estão, claro, lado a lado).

Enfim, chega de papo. Conforme o prometido, eis o PDF grátis (em ótima resolução e, inclusive, com a opção de impressão liberada!) para todos, basta acessar meu site:

http://vai.la/rhfM

Após as manifestações de bastante gente, já estou mandando imprimir, independentemente da versão grátis em PDF, 200 livros em esquema de "luxo", isto é, em capa dura, papel couché de gramatura 115 e guarda (o papel que "junta" o miolo à capa) na cor preta, todos numerados e assinados. Desta vez, a comercialização e a expedição serão feitas por outro canal, ou seja, pela loja Playtoy (www.playtoy.com.br), inclusive com a possibilidade de retirada no local e pagamento parcelado via cartão de crédito.

Valor estimado: R$ 149,90 + o frete.

Aguardem, mais sobre isto em breve.

Espero que vocês gostem do material, que se divirtam. E atenção: o final do livro traz uma grande surpresa.

Em tempo, o livro não seria realidade se não fosse a ajuda fundamental dos amigos a seguir, patrocinadores do projeto (em ordem alfabética): Alexandre Bastos (Video Game Data Base), Betine Mendes, Bruno Salvatore Drago, Carlos Augusto Fernandes d'Agnone, Cleber Marques (Revista WarpZone), Cleidson Lima (Museu do Videogame Itinerante), Clovis Friolani, Daniel Gardino Alves Gomes, Daniel Gularte (Bojogá), Darcio Prestes (MoreWork Games), David Felix Takser, Edson Godoy (Video Game Data Base), Edu Peixoto (apertestart.net), Eduardo Loos, Felipe Bittencourt Buss, Fernando Rodrigues Salvio, Flavio Nunez, Guilherme Yan, Henrique "Watcher" Tominaga, Jiyan Yari, Jorge Miashike, Leandro Camara (MoreWork Games), Marcelo Sávio, Marcio Nascimento, Mauro Rizzi, Paulo Zanata, Robson Pereira Rangel, Sergio Vares (Intellivision Brasil), Vitor Issui (Canal Poeira de Jogos), Walisson Teixeira de Sousa e Zenith Gurgel Neto.


Abraços,

MARCUS VINICIUS GARRETT CHIADO - Garrettimus
Documentário "1983": https://www.facebook.com/1983Ano
Memória do Videogame: http://www.memoriadovideogame.com.br
Revista Jogos 80: http://jogos80.com.br/
http://www.facebook.com/Garrettimus

6 comentários:

  1. Excelente essa nova edição deste imprescindível livro, parabéns ao Marcus Garrett pelo magnífico trabalho de pesquisa, coisa de entusiasta ardoroso mesmo !

    ResponderExcluir
  2. Estou sentindo falta de atualizações deste excelente site e da revista Jogos80, cuja última saiu a mais de um ano atrás em Julho de 2016. Com certeza temos mais interessante material a ser postado aqui e na revista ! Grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. sempre dou uma passadinha aqui pra ver se há novidades.
    Espero que nunca acaba esse site

    ResponderExcluir
  4. Seu Blog eh muito bom para a Retrosfera brasileira do nosso amado TK90X e TK95, retorne assim que possivel que com certeza eu e milhares de outros estaremos acompanhando ! Um forte abraco !

    ResponderExcluir
  5. Recomendo a quem interessar acompanhar a 'scene' ZxSpectrum atual a ir ao site Planeta Sinclar, https://planetasinclair.blogspot.com/
    um Blog atualizado diariamente, em portugues de Portugal, mas que tem noticias brasileiras tambem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.