sábado, 17 de julho de 2021

Código de Máquina para TK e CP200 (2)

Depois de um longo hiato, vou retomando aos poucos as coisas que ficaram pendentes. Uma delas é sobre o referido livro, cuja postagem estou devendo há anos.

Fiz uma postagem em 2012 sobre este livro, o qual foi a minha introdução ao mundo da linguagem de máquina e assembly Z80. Qual não foi minha surpresa quando Daniela, a própria filha do autor Délio Santos Lima, comentou na minha postagem. Repassei o livro e o contato da Daniela para o meu amigo Clóvis Friolani, que gentilmente fez o scan e obteve permissão da família para disponibilizar o arquivo.

O livro em formato PDF encontra-se no Datassete: https://datassette.org/livros/sinclair-zx8081/codigo-de-maquina-para-tk-e-cp200.

Meus agradecimentos à família do Délio e ao Clóvis, graças à sua boa vontade, mais uma obra da época foi preservada para a posteridade.

2 comentários:

  1. Olá Flavio, eu é que tenho q agradecer a vc e esse seu espaço para sempre postarmos excelentes informações do mundo 8bits.

    com relação ao Délio e sua família eis um trecho do email de 2016 que mandei para a filha dele:
    ....

    Sou amigo do Flavio Matsumoto, que tem o site Cantinho do TK90X, e do Leonardo que tem o site http://www.datassette.org/.

    Seu Pai me ajudou bastante numa época em que eu mexia muito com os micrinhos...
    Que o espírito dele esteja em paz com o Criador.
    Ele era a frente do seu tempo, pelo menos pra nós, pois ter imaginação e inteligência para lidar com aquele tipo de tecnologia, naquele tempo, não era pra qualquer um.
    ...

    a Daniela foi sempre muito simpática com relação às coisas do pai.
    inclusive tinha uma pagina zoada no livro e ela me enviou um direitinho.

    Parabéns ao Post Flavio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo seu depoimento, pelo jeito foi um contato muito cordial.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.