terça-feira, 23 de outubro de 2012

Código de Máquina para TK e CP200

Esta é a capa do exemplar do livro Código de Máquina para TK e CP 200 de Delio Santos Lima que possuo até hoje.


Finalmente deixei a preguiça de lado e fiz um scan da capa do livro que adquiri em 1984. Não me lembro como o comprei, só sei que recebi via Correios. Considerando o tempo que ficou guardado, seu estado é bom.

O que o torna especial é que, através dele, aprendi a programar em assembly Z80. Depois que adquiri o CP200, aprendi rapidamente o BASIC e logo percebi suas sérias limitações. Foi natural que eu ficasse ansioso por aprender a programar em código de máquina e, assim, acabei adquirindo este livro.

O estranho é, fora a minha página web, não vejo nenhuma outra menção a este título. Se procurar pelo autor, outras obras podem ser encontradas, mas nada sobre este livro em particular.

Seguem-se os dados do livro.
  • Título: Código de Máquina para TK e CP 200
  • Autor:  Delio Santos Lima
  • Editora: Micron Eletrônica Com. Ind. Ltda.
  • Edição: 1ª 
  • Data: novembro de 1983
  • Cidade: São José dos Campos, SP

9 comentários:

  1. Flávio,

    Já que não é mais encontrado, seria legal tê-lo escaneado, hein?

    :)

    Abraços.

    CAV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esta é a minha intenção. Estou consultando algumas pessoas se podem fazer este trabalho para mim.

      Qualquer novidade, estarei postando no blog.

      Excluir
  2. É impressão minha ou esse é o mesmo laranja da caixa do TK82?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, nunca tive o prazer de ver uma caixas dessas pessoalmente. :-p

      Olhando o site o Claudio Moises, lembra-me um pouco a caixa que tende mais para o amarelo. Mas a capa do livro é amarelo, parece que escureceu um pouco com o tempo.

      Excluir
  3. Oi Pessoal! Sou filha do Délio, ele infelizmente já faleceu, Mas eu ainda tenho alguns exemplares desse e de outros livros. Casa tenham interesse será muito bom contribuir!
    Meu e-mail: danielamonteirolima@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela.

      Muito prazer, eu sou um dos que foram influenciados pelas obras de seu pai, devo muito do que sei hoje a ele. Lamento saber que já é falecido, que a sua alma esteja em paz. Quero registrar a grande emoção que estou sentindo, poder poder ter contato com você, a própria filha de Délio.

      Apesar da importância de Délio na história da informática nacional, não tenho encontrado quase nada sobre a sua pessoa, nem sobre a sua obra. Se você puder nos ajudar a recuperar a sua memória, eu e todos da comunidade da história da computação ficarão imensamente agradecidos. Qualquer contribuição - depoimento, entrevista, materiais da época - será imensamente bem vinda.

      Muito obrigado pelo contato e um abraço.

      Excluir
  4. Olá!! Sei que já passou algum tempo da sua resposta, mas acho que ainda vale...
    É muito bom saber que o trabalho do meu pai ainda é importante, é uma forma de te-lo mais perto.
    Temos todos os livros que ele publicou, são 09 no total e temos todas as reportagens que foram feitas na época. Será um prazer dividir isso com vocês. Posso enviar uma cópia dos mateiras, responder perguntas e o que for de valor para vocês.
    Muito obrigada!
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela. Tenho interesse nos materiais e, quem sabe, uma matéria para a revista Jogos 80 sobre o seu saudoso pai. Quero entrar em contato com você.

      Excluir
  5. Boa noite Daniela.

    Estava justamente procurando informações sobre os microcomputadores da qual seu pai foi pesquisador.
    Acabo de adquirir um e gostaria de obter mais informações sobre ele.
    Infelizmente seu pai faleceu. Meus sentimentos.
    A obra de um homem sempre perdura por muito mais que ele (até hoje durmo com um cobertor que minha mãe me deu e ao sentir o calor dele, penso no quanto ela pensou em estar me protegendo do frio ao comprar e me presentear). Ela já se foi, assim como seu pai, à muitos anos.Assim, espero, que ao pesquisar e escrever os livros que seu pai escreveu, estava ascendendo uma pequena luz que iria tirar as trevas do máximo de pessoas que pudesse. Isso é característica de homens evoluídos e preocupados com o futuro.
    Pelo que entendi você ainda dispõe desses livros.
    Tenho interesse neles, posso obte-los?
    Por favor, envie-me uma mensagem para podermos conversar.

    Obrigado.

    Euclides Franco de Rezende
    euclas@gmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.