quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Inner Space 5 (Convention)

Vamos aproveitar este dia 29 de fevereiro, que só ocorre de 4 em 4 anos, para fazer esta postagem. Aos felizes possuidores da Explorer, converti mais uma demo para interface de drive padrão Beta 48, desta vez é o Inner Space 5 do grupo britânico Convention publicado em 1995. 


Na primeira parte, cuja tela está acima, tem uma música digitalizada chamada Axel F. (acho que esta é uma das músicas mais usadas em demos), mas para isso se deve pressionar ENTER. 

O que tem me chamado atenção é que as músicas digitalizadas para o PSG tem um volume bem baixo e um ruído que se sobrepõe a elas. Na primeira e na última parte do demo ocorre tal fenômeno. Quando ouço no emulador, tais músicas de fato não tem um volume alto, porém não há ruído algum. Pode-se pensar que o ruído se deve ao aumento do volume do som na TV, mas não é o caso, pois se eu deixo o PSG mudo, não se ouve nada. Minha hipótese é que o amplificador baseado no 741 e um transistor não reproduz o som fielmente e causa distorções. Peço para quem tem um Explorer mais novo (III ou IV) faça um teste e me diga o resultado. 


A segunda parte, cuja tela é a figura acima, tem uma música para PSG não digitalizada, por isso não sofre dos mesmos problemas. Porém é interessante notar que está fora do ritmo. A causa é que, enquanto no ZX Spectrum as interrupções ocorrem a frequência de 50 Hz, no TK90X esta frequência é de 60 Hz. 

Um teste no emulador Fuse deu-me uma boa mostra da diferença de som entre frequência de interrupção de 50 Hz (modo Spectrum 48) e de 60 Hz (modo Spectrum 48 NTSC). Não sei se existe outro emulador que emula a frequência em NTSC, mas esta aqui é uma boa aproximação do nosso TK90X.

Para baixar o arquivo ZIP contendo os binários em formato Hobeta, acesse o Google Drive ou o 4 Shared.

Atualização: versão 2 no Google Drive e no 4 Shared, que funcionam nas Beta 48 e 128. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.