Eu já tive oportunidade de comentar sobre Renato Degiovani, autor brasileiro de jogos da década de 1980. Em 1987 ele produziu Serra Pelada, um adventure em modo texto para a plataforma MSX. A temática lembra bem aquela época, quando aparecia na mídia matérias sobre uma verdadeira corrida de ouro que ocorria no Brasil. Trata-se de um assunto altamente nostálgico.
Einar Saukas, depois do trabalho feito sobre o jogo Amazônia, contactou e conseguiu a permissão do Renato Degiovani para converter Serra Pelada à plataforma TK90X. O produto final pode ser baixado do World of Spectrum e, para dar um gostinho aos caros leitores, apresento algumas telas:
Este jogo é uma amostra de adventure de puro texto, estilo comum na época e fazia com que a falta de gráfico não fosse empecilho, pois o que contava era a imaginação do jogador.
Einar pediu ajuda para adaptar seu programa para interface de drive Beta 48, pois muitos dos atuais usuários do TK90X as possuem. Eu aceitei o desafio que nem foi tão difícil, pois Einar supriu-me com todas as informações que ele dispunha. Mesmo assim tive que pensar bastante, pois não havia muito espaço na RAM e o programa era todo em assembly.
Felizmente obtive sucesso, criei um pequeno (83 bytes) programa em linguagem de máquina que se sobrepõe à rotina de gravação/leitura de fita do original. Eu gosto de fazer assim pois facilita a recuperação do programa não modificado. Outra vitória conquistada foi que a adaptação deve funcionar tanto para Beta 48 (testado no meu TK90X) como para Beta 128 (testado no emulador Fuse).
Está disponível o arquivo em formato TRD (que deve ser passado para o disquete ou lido num emulador) no endereço:
ou em formato Hobeta (quem não conhece, ver tutorial no Projeto Beta Disk ou usar o excelente TK$) no endereço:
Coloquei também o código fonte da modificação que fiz dentro do arquivo ZIP.
Finalmente, há uma pequena surpresa na minha versão Beta 48/128: se pressionar STOP (teclas Symbol-shift e A) antes do final do carregamento do disco, o programa não será executado e um apito será ouvido na TV. A partir daí basta apertar ENTER quando pedido, para salvar o jogo numa fita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.