domingo, 25 de março de 2012

Contratempos... :(

Acabei tendo alguns contratempos que me deixaram momentaneamente sem nenhum TK90X utilizável. A tomada mini-DIN, à qual era ligada a fonte de alimentação, teve um dos pinos quebrados. O teclado ficou com algumas teclas sem funcionamento. O meu IDS-91 também está com um problema estranho. Tudo minha culpa, por ter a mania de fuçar as entranhas do pobre computador que, desta vez, teve resultados desastrosos.

O pior foi que a RAM dinâmica alta (os 32 kb superiores da RAM do TK90X) literalmente fritou. O sintoma era o computador ficando parado com um padrão listrado branco e preto na tela, que significa que o Z80 não estava rodando. Uma análise sensorial tátil, isto é, passando o dedo nos componentes, mostrou que os dois circuitos integrados (CIs) TMS4464 estavam superaquecidos. A minha suposição era de que os 4464 estavam em curto. Felizmente o problema foi solucionado quando ambos foram substituídos. Agora fiquei sem este componente em estoque mas, pesquisando nas lojas on-line, verifiquei que custam em torno de 4 reais a unidade. No passado já aconteceu coisa parecida, pelo jeito são CIs bem frágeis.

A foto abaixo são os dois CIs que acabaram falecendo. Meu pesar pelo seu passamento. :(


4 comentários:

  1. Flavio, vc pode trocar por uma SRAM, conforme tutorial que escrevi a bastante tempo. Grande abraço e boa sorte nos consertos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Victor! Numa próxima compra vou ver se adquiro uma SRAM para uma eventualidade, pois já não tenho mais nenhuma 4464. Um abraço.

      Excluir
  2. O bom e velho teste do dedo..HEHEHE!! Fritou=C.I. queimado.... Achei que estavas mais técnio(longe método do TabajaraLabs)....Brincadeiras a parte, as vezes funciona mesmo este teste, mas as vezes este sintoma não aparece(de fritar, as vezes fica em aberto e não em curto ckt.). Logo o jeito é testar substituindo uma a uma, ou usar a PlacaDiagnóstico(BLUE suspeito que é nome padrão...) do VictorTrucco. Uma abraço, Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Oscar, na verdade assim que senti que os CIs estavam quentes, tirei-os do soquete. Ao ligar o TK, passou a funcionar (mas com 16kb, obviamente), por isso soube que o problema estava neles.

      Com esses integrados em curto, não tenho certeza que uma placa diagnóstico daria conta, pois o Z80 estava travado. O Victor poderia responder com mais propriedade sobre a placa.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.