quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mod de saída A/V no TK90X (parte 1)

Anunciei em postagem anterior as vantagens de se modificar a saída de vídeo do TK90X e, como prometido, estou descrevendo a forma que eu fiz. A concepção desta mod é a descrita detalhadamente pelo Victor Trucco, o que muda na minha abordagem é a implementação física que, entre outras diferenças, dispensa o uso de uma placa de circuito impresso própria. Recomendo visitar o site do Victor para entender toda a parte eletrônica envolvida.

Novamente ressalto que eu não dou garantias sobre os procedimentos descritos, antes de fazer qualquer coisa, peço para ler os termos sob os quais publico informações no blog Cantinho do TK90X.

Abra com cuidado o TK90X, remova o teclado e pegue a placa para trabalhar. Sugiro, para quem nunca fez isso antes, ver o artigo "Dicas para abrir o TK sem traumas!" no site do Eduardo Luccas.

Localize a caixa metálica blindada, que contém a parte de geração de RF do computador. Remova a tampa que está soldada em dois pontos ao restante da caixa. Aqueça um dos pontos de solda com o ferro quente e faça pressão para cima, com uma chave de fenda. Repita o aquecimento no outro lado, alternadamente, até que a tampa se solte. A foto abaixo mostra a caixa de RF aberta, expondo o LM1889 e os componentes ao redor. Note que o resistor R60 (na parte superior) está ausente.


Quem quiser entender o que está sendo feito, deve baixar o esquema elétrico do TK90X do Jorge Braga no site Data Cassete.



O Victor recomenda remover o resistor R52, que leva o sinal de áudio para ser misturado ao de vídeo. O R52 está ligado ao capacitor C34, que por sua vez, leva o sinal para o pino 13 do LM1889. O R52 e o C34, que não serão mais necessários, são removidos. O sinal de RF que sai do pino 10 do circuito integrado vai para o capacitor C42, e depois para o conector RCA fêmea através de um fio desencapado. O capacitor e o fio são removidos.


O R60 deve ser removido, quando existir. De 3 placas de TK90X que vi, somente uma tinha esse resistor. Ele não consta no esquema do Jorge Braga, mas liga (quando houver, claro) a saída de RF (miolo do conector RF) com a terra.


Em resumo: remova R52, R60, C34, C42 e o fio que liga o conector RCA fêmea à placa do TK. A foto mostra como fica a placa neste momento.


Note que o capacitor eletrolítico C53 foi tirado também, porque eu planejei trocá-lo. Capacitores eletrolíticos têm vida útil curto, portanto é recomendável a sua substituição em equipamentos antigos.

Com todos os componentes removidos anteriormente, sobra espaço para colocar o circuito do Victor Trucco na placa. No lugar do R60 coloca-se o resistor de 75 Ω (anéis violeta, verde e preto) 220 Ω (anéis vermelho, vermelho e marrom). O terminal negativo do capacitor eletrolítico de 10 µF 100 µF é soldado ao conector RCA, e o terminal positivo à placa na ilha escrita "VIDEO". A foto abaixo mostra como ficou. A propósito, o capacitor C53 foi substituído por uma nova, de mesmo valor (100 µF). Nota: após vários testes, acabei alterando os valores do capacitor em relação aos recomendados pelo Victor. Pode ser que os valores dependam do TK90X ou da TV.


Agora é a vez do transistor 2N4401, que deve ser introduzido nas ilhas vazias como a figura abaixo. A base deve ser ligada ao pino 13 do LM1889; isto é conseguido ao soldá-lo na ilha do C34 mais próxima ao integrado. O emissor deve ser soldado na ilha do C42 mais distante do integrado, que está ligado ao resistor de 75 Ω 220 Ω e ao capacitor de 10 µF 100 µF. O coletor é ligado à outra ilha do C34, a que era ligada ao R52.


O datasheet deste transistor é facilmente encontrado na web, mas estou fornecendo a pinagem abaixo:
 
Falta agora ligar o coletor do 2N4401 à alimentação de +5 V.  Para isso, deve-se soldar um fio fino na ilha do R52 mais distante do integrado, como na foto. A fonte de +5 V mais próxima é atrás do conector do teclado KB1. O fio pode ser passado pelo orifício da caixa metálica e soldado na alimentação.



Feitos todos os passos, monte o TK90X novamente e ligue a saída do conector RCA à televisão. Se aparecer a imagem, beleza, está na hora de comemorar. Caso contrário, está na hora de checar se algo não foi feito errado ou se os componentes estão bons.

Na próxima postagem comentarei como fiz para a saída de áudio (A).

16 comentários:

  1. Cantino! Como vai? desde Uruguai com minha pequena Tk90x que eu adorei na minha infanca (a 25 anos). Eu fiz a modificacao descrita aqui e funciono muito bem. Muito obrigado!. Mais a imagem nao e perfeita. Tem arriba e embaixo um certo "rayado" permanente e certa perdida da senhal intermitente. Minha duvida: o capacitor de 100 uf (laranja) sustiuido e de 16V? O cambio do capacitor C53 pode melhorar a imagem? E a minha primeira experiencia com electronica (e com o portugueis!) mais eu estou muito contento. Obrigado y parabens por o seu site!.

    Martín- Montevideo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Martín, pelas suas gentis palavras. Fico feliz em saber que meu blog conseguiu ajudar pessoas até fora do Brasil.

      O capacitor de 100 µF pode ser de 12 V ou mais. Sempre é bom substituir os capacitores eletrolíticos, pois sua vida útil não é muito longa, mas não garanto que possa melhorar a imagem. Parece haver entre cada TK90X diferente comportamento, vale a pena tentar mudar os valores dos componentes até conseguir melhores resultados.

      Excluir
  2. Muito obrigado Cantinho, eu vou continuar intentando. Aparentemente a qualidade da soldada pode ser importante, as minhas son terriveis pelo momento!. Logo Posteare fotos logo con o mod acabado. A proposito, o mod do audio permite carregar os jogos sem problemas? Tenho minhas duvidas e voce diz que nao a testado a carrega dos jogos (si entendí bem). O cable de audio tem que ficar sempre conectado cuando a Tk90 está encendida? Nao comprendi iso. Muito obrigado novamente.

    Martín-.Montevideo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em montagens críticas as soldas podem criar problemas, mas é só uma questão de ganhar prática.

      Eu realmente não cheguei a testar o carregamento de programas de fitas, pois não tenho um gravador cassete. Eu recomendo deixar o cabo ligado no jaque do áudio (antigo EAR) para não deixar o conector em curto. Não significa que isso irá danificar seu TK90X, mas nesta situação a interface de gravador não irá funcionar.

      Excluir
  3. Olá Flávio. Estou ressuscitando meu TK90, achei sua página depois de ver o link na do Trucco. Acabei de fazer essa saída no meu. Com o cap de 10uf e o resistor de 220, ficou super escura a tela para mim. Tentei mudar o resistor para um de 82, mudando o cap para 10 conforme o do Trucco e também não ficou legal. Então resolvi voltar para o Cap de 100 e usar um trimpot no lugar do R60. Coloquei um de 500R e fui ajustando. O vídeo ficou ótimo! (dentro do que se espera de um Vídeo Composto ligado em placa de captura, né)...veja algumas fotos. O pot ficou ajustado em aproximadamente 300R. O transistor aquece até 31 graus e fica nisto, tranquilo.

    http://s14.directupload.net/images/140311/6el4n9aw.jpg
    http://s14.directupload.net/images/140311/dzf6xmi7.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. achei que apareceria meu nome, é o Jeffo, da lista de eletrônica. Abraço.

      Excluir
    2. Oi, Jeffo. Que bom que mais um TK renasceu das cinzas. De fato a experimentação é parte importante da mod. Como diz o Luccas, cada TK é único. Fica o seu relato para outras pessoas experimentarem.

      Excluir
  4. Deu um baita trabalho retirar os componentes de dentro da caixa metálica mas a modificação funcionou bem com o resistor de 220 Ω e o capacitor de 100 µF. Noto uma pequena distorção, talvez pelo fato de estar utilizando uma fonte de 15v. De qualquer forma é bem melhor do que o malabarismo que eu costumava fazer para ligar o TK à TV (tinha que sintonizar através num videocassete para ter um vídeo com menos ruído). Valeu.
    Rui Picanço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Rui. A ideia nossa é tornar o uso dos computadores clássicos uma experiência prazerosa. Obrigado pelo seu feedback.

      Excluir
  5. Gostei da sua modificação, mas eu tenho uma dúvida, experimentá-lo em minha TK90X mas a imagem é em preto e branco, que pode estar acontecendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem, você fez a mod e a imagem mostrada está em preto e branco? Que TV você está usando?

      Excluir
    2. Fiz um mod desses de A/V no meu TK-95, usando o esquema do Clube do TK-90X e aconteceu exatamente a mesma coisa, ficou em preto e branco. Tentei mudar o cristal pra NTSC para ver se era isso, e nada, continuou em preto e branco. Testei em duas TVs diferentes, uma de LED e outra de tubo, lá de 2003. Fiz o mod porque aquela bobina que fica numa caneca estava com o parafuso quebrado (eu mesma quebrei quando era criança e tentei mexer ali para ver se consertava...), aí o sinal de RF ficava "perdido" entre os canais 2 e 3, e depois parece que o LM1889 morreu enquanto eu fuçava ali, e agora só dá vídeo se tirar ele do soquete (na verdade até funciona o vídeo com o LM1889 ali, só que fica com umas listras pretas e bem pouco brilho na imagem).

      Excluir
  6. Eu gostaria de poder fazer o mesmo com o meu TK-90X que tem a Ferranti ULA ZX Spectrum, mas isso não se encaixa neste modelo. Você sabe como chegar de vídeo composto neste modelo? (Eu sou uruguaio. Eu utlizado google tradutor). Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como fazer isso. Sugiro entrar em contato com Victor Trucco:
      http://victortrucco.com/

      Excluir
  7. Pelo foto o positivo do capacitor soldado ao RCA nao ? No texto esta ao contrario.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.