quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DK'Tronics Programmable Joystick Interface

Eu mencionei a Comcon por ser inusitado, mas existe uma outra interface de joystick programável que acho mais interessante, produzida pela DK'Tronics.


Esta interface é composta por memórias RAM estáticas que fazem o papel de uma matriz com configurações das teclas a serem acionadas pelo joystick. A interface é programada via software, que deve ser rodado antes de carregar o jogo. O circuito não é complicado:

Fonte: World of Spectrum

Portanto pode ser montado com relativa facilidade, se bem que a RAM 2114 (1024 palavras de 4 bits) talvez não seja tão fácil de ser encontrada hoje. Uma alternativa é substituir pela 6264 (8192 palavras de 8 bits ou 8KB), que é mais moderna, com vantagens.

O esquema acima contém um erro. Aparentemente os diodos ligados ao 74LS138 e o resistor de 10kΩ formam uma porta lógica AND ou OR. Entretanto do jeito que está ligado no circuito, a sua saída será sempre 1, não importando os valores de entrada. Portanto: 1) ou o resistor deveria ser ligado à terra ao invés de +5V; 2) ou os diodos deveriam estar invertidos. No primeiro caso seria uma porta OR, no segundo, uma porta AND.

2 comentários:

  1. Olá tem detalhes de como fabricar em http://hardware.speccy.org/hardware/JoystickProgramable-dktronics.html abraço, Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse site tem o esquema correto, pois no do WOS os diodos estão invertidos e não faz sentido. Valeu, Oscar!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.