domingo, 11 de novembro de 2012

TK90X a 50 Hz

Nosso amigo Eduardo Luccas conseguiu mais um feito: com apenas uma gota de solda transformou a frequência de interrupção do TK90X de 60 Hz para 50 Hz. Cláudio Cassens já havia adiantado que o projeto do ULA previa a operação nestas duas frequências e, examinando um TK90X uruguaio, o Eduardo descobriu que a seleção era feita no pino 1.

ULA do TK90X
O valor de 50 Hz é o adotado no ZX Spectrum Europeu e alguns programas não funcionam na frequência de 60 Hz como o Comando Tracer e a 3ª parte do Higher State. Outros programas, apesar de funcionarem, não o fazem de modo esperado pelos programadores. Por exemplo, o Aquaplane, o efeito da borda de tela que era distorcida fica perfeito na frequência mais baixa. Outros softwares que podem se beneficiar são Paperboy (no quadro de recordes), Inner Space (música fora do ritmo da 2ª parte) e Overscan (nunca lancei a adaptação deste demo por causa da incompatibilidade).

Outra coisa que me ocorreu é que uma nova rodada de medições tem que ser feita, para determinar as temporizações do TK90X em 50 Hz. O fato é que toda uma nova gama de experimentações surgiram com esta descoberta.

Para ver os detalhes sobre o mod, visite o site do Eduardo Luccas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.