Emmerson Maurilio fizera uma wishlist de jogos para TKMEM-128 a serem adaptados e, entre estes, figurava Silkworm que teria comportamento diferente entre 48 e 128K. Resolvi tirar a prova.
Carreguei o jogo no emulador Fuse, definindo no debugger um breakpoint com o comando:
br port write 32765
Assim, cada vez que o programa carregador tentasse chavear a RAM, eu ficaria sabendo. Porém a cada interrupção da emulação, só via que era selecionada o banco de RAM 0. Entretanto chegou num ponto em que aparecia a seguinte listagem:
... ...
25060 LD A,48 ; Bit 5=1: desativa escrita à porta 32765.
;
Bit
4=1:
seleciona ROM 1. Bits 0-2=0:
;seleciona RAM 0.
25062 LD BC,32765 ; Valor da porta.
25065 OUT (C),A ; Escreve A na porta 32765.
... ...
Traduzindo o disassembly, o jogo prossegue simplesmente no modo 48K, portanto não há a suposta melhoria em modo 128K. A propósito, repeti o teste para todas as versões do Silkworm presentes no World of Spectrum e os resultados foram exatamente iguais.
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